Não à privatização no Rio de Janeiro!

imagemComissão Política Regional do PCB – RJ

O projeto de lei enviado pelo governador Wilson Witzel à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, propondo a desestatização de empresas e universidades estaduais, é um absurdo para a vida dos trabalhadores.

Tal projeto vai na contramão do que vem se observando em todo o mundo, onde os governos, mesmo os mais conservadores, começam a assumir a condução das medidas de combate ao coronavírus e de estímulos às suas economias.

A política liberal caiu por terra, desmoralizada, e mesmo seus líderes vem defendendo a necessidade de maior presença do Estado na economia em geral e, neste momento em particular, nos serviços de saúde e na seguridade social.

Privatizar serviços públicos é deixar mais parcelas da população desassistidas, privatizar universidades é dar um passo atrás na Ciência e na formação de quadros para o fomento ao desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do país. É também uma afronta aos servidores públicos do Estado, ameaçados diretamente, mais uma vez, pelos arroubos privatistas de Witzel.

Apresentar um projeto desse teor num momento em que o próprio governo federal anuncia que não fará mais privatizações nesse ano, até por conta da estagnação econômica e da consequente falta de potenciais investidores interessados, só pode ter, como motivação, uma tentativa de Witzel de se mostrar como um ultraliberal autêntico.

Com mais esse ataque aos trabalhadores, o governador, de postura autoritária e violenta, coloca-se no cenário político como um possível candidato, pela direita radical, à presidência, em 2022, e articulador de uma possível negociata imoral e criminosa.

O projeto merece todo o repúdio veemente dos trabalhadores, dos cidadãos, das forças políticas democráticas, progressistas e conscientes do Rio de Janeiro, a quem conclamamos a se manifestarem nesse sentido e a se mobilizarem para derrotá-lo.

Todo o repúdio ao projeto de privatização de Witzel!

Partido Comunista Brasileiro – PCB – Estado do Rio de Janeiro