PCB-RJ em defesa do povo trabalhador

imagemComitê Regional do PCB-RJ

Pelo fechamento obrigatório imediato de todas as atividades econômicas não essenciais!
Lockdown com todas as garantias para os trabalhadores em suas casas!

Os elevados números da pandemia do novo CoronaVírus – que, no dia 06 de maio, chegaram, segundo os registros oficiais, a mais de 125.000 infectados e 8.500 mortos – não deixam qualquer dúvida quanto à gravidade da situação. Esses números estão crescendo rapidamente e podem ser ainda mais altos, pois é sabido que muitos casos não são informados.

Ainda não há vacinas para esse vírus, tampouco medicamentos efetivos para o tratamento.

Em todo o mundo, os governos adotam o isolamento social como a melhor medida para combater a proliferação da doença, acompanhada pela obrigatoriedade do uso de máscaras para os que não podem deixar de trabalhar, como os que atuam nos transportes, nas comunicações, na produção e distribuição de alimentos e medicamentos, na segurança e outros.

Em muitos casos, é exigido o uso de luvas e há a orientação para não haver qualquer tipo de aglomeração, devendo ser mantida a distância de, pelo menos, 2 metros entre as pessoas.

Destacadamente, os profissionais de saúde, mais expostos, devem usar roupas especiais e trabalhar com os equipamentos necessários, em condições de alto grau de higiene.

Infelizmente, o nível necessário de isolamento social para uma contenção efetiva da disseminação do vírus não tem sido alcançado, especialmente a partir do dia 14 de março. Isso se deve a dois fatores, ambos de responsabilidade do governo federal:

1) o Presidente Bolsonaro, numa postura claramente genocida, preocupado apenas com o lucro dos empresários, tem feito discursos e tomado atitudes frontalmente contrárias ao isolamento social, minimizando o tempo todo a gravidade da pandemia e gerando confusão em parcelas da população;

2) a concentração do pagamento do auxílio emergencial apenas na Caixa Econômica Federal e não em soluções eletrônicas realmente eficazes para este pagamento provoca a formação de imensas filas e aglomerações nas agências, o que leva ao desespero os trabalhadores mais pobres.

É uma situação de guerra; enfrentamos uma doença muito agressiva, que mata rapidamente!

Os governos devem garantir o pagamento dos salários e os recursos para que as empresas sobrevivam. Além disso, devem prover a renda mínima para todos os que trabalham em condições precarizadas, sem carteira assinada ou vínculo formal, também para os desempregados e os que vivem em condições de rua (que, somados, chegam à metade da população em idade de trabalho).

Numa situação de guerra, todos os esforços devem ser feitos e todos os recursos disponíveis devem ser requisitados pelo Estado para fazer frente à ameaça, com o provimento de leitos hospitalares regulares e em Unidades de Tratamento Intensivo – as UTIs –, kits para a testagem de todos, respiradores e outros equipamentos necessários para o correto atendimento dos doentes.

O sistema público de saúde, que, nos últimos anos, foi reduzido e precarizado, já entrou em colapso em muitas regiões, e está à beira do caos no Rio de Janeiro. Faltam equipamentos e profissionais de saúde. Há denúncias recentes de fraudulentas e superfaturadas compras de respiradores e de outros equipamentos realizadas pela Prefeitura. A investigação é urgente porque se trata de um verdadeiro crime hediondo.

É inaceitável e criminoso que, em tal situação, haja qualquer demora no atendimento dessas demandas.

É urgente que todas as condições para o enfrentamento da pandemia sejam atendidas. É hora de o governo do Estado e da Prefeitura assumirem o controle dos hospitais privados para o atendimento gratuito aos infectados pelo Coronavírus.

É hora de se decretar o Lockdown, o fechamento obrigatório de todas as empresas, de todas as atividades econômicas que não sejam essenciais, com bloqueio de ruas e restrições severas à circulação de pessoas.

É hora de garantir a renda mínima para que os trabalhadores possam ficar em casa e sobreviver à crise.

A vida antes dos lucros!

08 / 05 / 2020

Partido Comunista Brasileiro – Estado do Rio de Janeiro

Categoria
Tag