Queremos visibilidade, direito e emancipação humana!

imagemDia Nacional da Visibilidade Lésbica – 29 de agosto

Comitê Regional do PCB – Ceará

As mulheres da classe trabalhadora são exploradas pelas relações sociais de produção capitalistas e pela opressão da sociedade heteropatriarcal. Dentre elas estão as mulheres lésbicas que sofrem ainda os preconceitos e discriminações plantados pela cultura homofóbica sustentada pela moral burguesa. Suas relações amorosas estão submetidas à reprodução biofisiológica e social necessária à reprodução da ordem capitalista e de classes que as oprime e violenta.

A violência vivenciada pelas mulheres lésbicas está no ambiente familiar, de trabalho e social. Violência que se expressa na agressão verbal, física, psicológica, patrimonial e sexual contra mulheres lésbicas, estupradas, espancadas, excluídas e punidas por amarem de uma forma que transgride os padrões heteropatriarcais perpetuados pela moral sexual burguesa. E mais, em um contexto marcado pela crise estrutural do capital, pandemia da Covid-19 e escalada autoritária do governo Bolsonaro, aprofunda-se a situação de violência e vulnerabilidade social das pessoas LGBT no Brasil, em especial das mulheres lésbicas.

Por isso, lutamos para romper com a lógica que reforça as relações de exploração e opressão. Afirmamos que além de visibilidade, é preciso que as mulheres lésbicas da classe trabalhadora tenham direitos assegurados. Para isso, precisamos fortalecer a luta contra o projeto ultraliberal de Bolsonaro, Mourão e Guedes, articulado com a luta contra o sexismo e a heteronormatividade. Como aprendemos com nossa camarada Marylucia Mesquita, apenas com a organização e luta das mulheres da classe trabalhadora é possível assegurar conquistas, no combate à lesbofobia e na construção de uma sociedade humanamente emancipada, de livre expressão sexual, livre da exploração do capital e de todas as suas formas de opressões.

MARYLUCIA MESQUITA, PRESENTE!

PELO DIREITO DE TODAS AS FORMAS DE AMAR E VIVER!

PELO PODER POPULAR, RUMO AO SOCIALISMO!

PCB – CE