EUA: ameaça constante à paz e à segurança mundiais

imagemConsulado Geral de Cuba em São Paulo

Intervenção do Ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas para comemorar o 75º aniversário das Nações Unidas, em 21 de setembro de 2020.

Senhor Secretário Geral,
Senhor Presidente,
Distintos delegados:

No 75º aniversário das Nações Unidas, o multilateralismo e o Direito Internacional são ameaçados pela maior potência mundial. A conduta irresponsável dos Estados Unidos é o maior perigo para a paz e a segurança internacionais. Promove conflitos, guerras não convencionais e comerciais e impõe severas medidas coercitivas unilaterais. Esbanja – em sua corrida armamentista – recursos essenciais para o desenvolvimento sustentável de nossos povos, ao mesmo tempo em que se recusa a cooperar no enfrentamento às múltiplas crises geradas pela devastadora COVID- 19.

Os Estados Unidos ignoram acordos importantes sobre meio ambiente, desarmamento e controle de armas e abandonam fóruns internacionais como a Organização Mundial da Saúde, a UNESCO ou o Conselho de Direitos Humanos. Parece que estão em guerra com o planeta, seus recursos vitais e seus habitantes, impedindo uma solução abrangente, justa e duradoura para o conflito israelense-palestino, que esta Organização historicamente exigiu. Propõe o chamado “Acordo do século”, que ameaça o futuro do Estado da Palestina, nas fronteiras anteriores a 1967 e com Jerusalém Oriental como sua capital.

Nega ao povo de Porto Rico o direito à autodeterminação e à independência, quando está para se concluir a Terceira Década Internacional para a Eliminação do Colonialismo. Interfere nos assuntos internos de dezenas de Estados membros da ONU e ameaça aqueles que acusa de influenciar seu sistema eleitoral corrupto. O medo e as mentiras repetidas são as novas armas de sua estratégia desonesta de mídia e desinformação. Rompe a Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz, ao reativar a Doutrina Monroe.

Contra Cuba, eleva sua hostilidade a níveis qualitativamente superiores. Viola sistematicamente os direitos humanos do povo cubano, ao intensificar o bloqueio econômico, comercial e financeiro e seu caráter extraterritorial. Ataca descaradamente nossa cooperação médica e os governos que legitimamente a solicitam, restringindo o direito à saúde de outras nações, quando é o epicentro da pandemia COVID-19, que por irresponsabilidade e oportunismo eleitoral custou a vida de quase 200 mil de seus cidadãos.

Após 75 anos de assinatura da Carta das Nações Unidas, é urgente reafirmar nosso compromisso com os princípios do Direito Internacional e com o fortalecimento do multilateralismo, a cooperação com as organizações internacionais e o empoderamento desta Assembleia Geral. Multipliquemos a cooperação e a solidariedade. Vamos construir uma ordem internacional democrática, justa e sustentável.

Muito obrigado.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: