NASCE A REGIONAL COMUNISTA DE CENTRO AMÉRICA

Reafirmando o compromisso com o proletariado, os trabalhadores rurais e os setores populares, o Partido Comunista de Honduras, o Partido Comunista de El Salvador e o Partido Guatemalteco do Trabalho, durante a Segunda Conferência de Partidos Comunistas declaramos que:

  1. Com base no Internacionalismo Proletário e por resgate da memória histórica de nossos povos oprimidos denominamos esta Segunda Conferência de Partidos Comunistas como “82º Aniversário do Partido Comunista de El Salvador”.

  2. Retomamos e reivindicamos a luta de líderes históricos de nossos povos centro-americanos como Francisco Morazán, Farabundo Marti, Augusto Cesar Sandino, Juan Pablo Wainwright, Victor Manuel Gutierrez, entre outros.

  3. Acordamos fundar a Regional Comunista da América Central (RCCA, por sua sigla em castelhano) como estrutura que tem por objetivo estudar cada uma das sociedades da região a partir de suaFormação Econômica e Social, e sua correlação de forças para avançar na construção dosocialismo.

  4. A regional se define anticapitalista, anti-imperialista, antioligárquica, antipatriarcal e antirracista; que aspira a que cada espaço em cada país seja inclusivo e legítimo representante do proletariado, dos trabalhadores rurais e dos setores populares.

  5. Lutaremos pela incorporação, participação ativa e a formação de mais companheiras comunistas àsdistintas instâncias de base e direção de nossos partidos, com a finalidade de avançar na luta pela equidade de gênero e contra o patriarcado.

  6. Condenamos qualquer intenção de despojo e exploração por parte das burguesias nacionais etransnacionais contra o meio ambiente, a terra e os recursos naturais; pois estes são meios para preservar a vida digna dos seres humanos.

  7. Frente à atual crise do sistema capitalista, as teses de Marx, Engels e Lênin têm mais vigência doque nunca, pelo qual lutaremos junto ao proletariado, os trabalhadores rurais e os setores populares para a revolução socialista.

Fazemos um fraternal chamado aos Partidos Comunistas da América Central e Caribe a trabalhar pela construção da unidade regional entre nossos distintos esforços e avançar na tomada do poder pela construção do Socialismo.

América Central, 31 de março de 2012

PARTIDO COMUNISTA DE HONDURAS * PARTIDO COMUNISTA DE EL SALVADOR PARTIDO GUATEMALTECO DO TRABALHO

Tradução: Daniel Oliveira (PCB – Partido Comunista Brasileiro)