Quando morar é privilégio, ocupar é um direito!

imagemNOTA DO PCB E SEUS COLETIVOS: CONTRA AS REMOÇÕES DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público denunciar as ações torpes do Governo do Distrito Federal (GDF) contra famílias trabalhadoras.

Desde a última segunda-feira, 5 de abril, o Governador Ibaneis Rocha (MDB), amparado por instâncias do Judiciário, mobiliza forte aparato estatal e da Polícia Militar (PM) para expulsar 30 famílias da ocupação de um terreno próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A ofensiva foi intensificada no dia 08 (quinta) por meio de remoções que atingiram, além da ocupação do CCBB, pelo menos outras duas ocupações, uma localizada ao lado da via L3 norte, próxima ao parque Olhos D’Água e outra em Planaltina.

A insensibilidade diante do sofrimento das pessoas em um momento crítico da pandemia em que a fome se alastra pelo país veio acompanhada de atos brutais e claramente atentatórios aos direitos humanos, como a remoção das famílias, a destruição de suas casas, prisões arbitrárias e a destruição da escola da ocupação, a Escolinha do Cerrado.

Esses atos ferem diretamente o direito à legítima luta por moradia dessas famílias trabalhadoras.

Enquanto isso, como todos sabem, o chefe do executivo e alguns deputados distritais ligados a ele agem em favor da especulação imobiliária e tratam com flores os poderosos donos de imóveis irregulares localizados no Lago Sul.

Mas a luta popular continua e tem recebido, desde o início, a solidariedade e o apoio de várias organizações sociais, coletivos e partidos políticos de esquerda.

Três companheiros do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e um da Unidade Popular pelo Socialismo (UP) – Pedro Felipe, Erika Oliveira, Caio Barbosa e Thiago Ávila – foram presos por resistirem às injustiças e ilegalidades cometidas pelos cães de guarda da especulação com as terras públicas.

Nós do PCB e coletivos de luta, que também estamos presentes na resistência, nos solidarizamos com as famílias trabalhadoras vítimas do despejo e com os companheiros que foram presos e já estão liberados, e faremos tudo ao nosso alcance para apoiá-los, jurídica e politicamente.

O governo de extrema-direita de Ibaneis expressa a vertente local do bolsonarismo e do neoliberalismo, atuando de maneira negacionista diante da pandemia, que é típica do presidente da República, e igualmente ataca os movimentos populares e as liberdades democráticas em vez de cumprir com a obrigação do Estado de garantir moradias dignas, saúde e vacinas aos moradores do Distrito Federal.

Defender as famílias sem teto com todas as nossas forças e derrotar a especulação é uma dimensão fundamental do enfrentamento e da vitória sobre o neoliberalismo e suas expressões fascistas no DF e no Brasil.

FORA IBANEIS!
FORA BOLSONARO E MOURÃO!
DESPEJO ZERO!
NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS POPULARES!
VACINAÇÃO PARA TODOS JÁ PELO SUS!

#OcupaCCBBresiste
#LiberdadeOcupaCCBB