A eficácia das vacinas cubanas

imagemFoto: BioCubaFarma
A eficácia com três doses de Abdala é de 92, 28%

GRANMA

«Com a alegria da eficácia de Soberana 02 com duas doses, vamos compartilhar outra grande notícia. Estejam atentos: a eficácia com três doses de Abdala será um sucesso que multiplicará o nosso orgulho», publicou no Twitter o Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

A jornalista Leticia Martínez também confirmou na sua conta do Twitter que «a eficácia com três doses de #Abdala é de 92, 28%, segundo confirmou a cientista Marta Ayala ao presidente Díaz-Canel. Mais que uma vacina, é um país!».

Segundos depois de receber tão grata notícia, o Presidente de Cuba escreveu no Twitter: «Penso en Martí, que afirmou: “não é a inteligência recebida e casual o que dá honra ao ser humano, senão o modo com que a usa e a salva, não há mais que um modo de perdurar: é servir”. E em #Fidel, que disse: “todo aquele que tenha vocação para a saúde, eu o incentivo a estudar… Há um imenso mundo que dela está necesitando”».

Agregou, ainda, que «Golpeados por duas pandemias (#COVID19 e #Bloqueo), nossos cientistas de Finlay e do CIGB, saltaram por cima de todos os obstáculos e nos entregaram duas vacinas muito efetivas: #SOBERANA02 e #Abdala».

«Em menos de 48 horas os cientistas cubanos deram de presente ao heróico povo cubano, que resiste contra o criminoso bloqueio recrudescido na pandemia, dois contundentes resultados. Em dois dias denunciaremos ao mundo o bloqueio, contando com duas vacinas própias», publicou o Presidente.

Abdala é o nome da vacina criada pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB). Ela se encontra na fase III de ensaio clínico para a avaliação de sua segurança e imunogenicidade contra o SARS-CoV-2.

No sábado passado, durante uma reunião do Governo cubano com os cientistas, se deu a conhecer que a eficácia da Soberana 02, em suas duas doses, é de 62 %, com o que supera os requisitos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que uma vacina candidata contra a COVID-19 se converta efetivamente em vacina, que é o percentual de 50 %.

A OMS recomenda também que o intervalo de confiança da análise dessa eficácia supere os 30 %, e Soberana 02 dispõe de intervalos de confiança acima de 40 %, pelo que podemos dizer que estamos cumprindo os dois requisitos recomendados pela Organização para considerar um candidato vacinal como vacina eficaz, disse Vicente Vérez Bencomo, diretor do IFV.

——————————————————————————————————————————————-

UM POUCO MAIS SOBRE ABDALA E SEU CAMINHO POR CUBA

Em 3 de junho, diante da complexa situação epidemiológica que se apresentava em Havana, se decidiu estender a todos os seus municípios, a partir da segunda quinzena de junho, a intervenção sanitária com as três doses do candidato vacinal Abdala, que se aplicava em grupos e territórios de risco da capital.

O ministro da Saúde Pública, José Angel Portal Miranda, explicou que o propósito desta imunização é que, ao concluir o mês de junho, a totalidade da população de Havana prevista para vacinar tenha aplicada ao menos uma dose de Abdala, e mais de 50 %, duas doses.

Os ensaios clínicos com este candidato, de aplicação intramuscular, iniciaram sua fase 1 no dia 7 de dezembro de 2020, com 132 voluntários, cifra que logo se ampliou para 660 na fase 2. No caso da fase 3, que começou em 22 de março, a mostra em estudo teve uma maior dimensão, pois se incluíram 48.290 pessoas, que foram vacinadas em seis semanas, em períodos de 0, 14 e 28 dias, o que exigiu um intenso trabalho dos participantes.

4 milhões, 328 mil e 291 doses dos candidatos vacinais Soberana 02 e Abdala foram administrados em Cuba até 16 de junho, como resultado da soma dos ensaios clínicos, dos estudos de intervenção, além da intervenção sanitária em grupos e territórios de risco.

Os números, informados pela doutora María Elena Soto Entenza, chefe do Departamento de Atenção Primária de Saúde do Minsap, durante uma edição sobre o tema do programa televisivo Mesa Redonda, revela a maneira com que avança «um dos processos mais complexos desenvolvidos pelo sistema nacional de Saúde Pública desde sua criação».
Comunicou a especialista, além disso, que a partir de 4 de junho se iniciou o estudo de intervenção com a Soberana Plus em trabalhadores da Saúde convalescentes da Covid-19, nas províncias de Havana e Matanzas.

2 milhões 145 mil e 685 pessoas haviam recebido ao menos uma dose, enquanto que a 1 milhão 389 mil e 480 já se haviam aplicado a segunda dose e 793 mil e 126 tinham recebido a terceira dose, detalhou também a especialista, segundo a qual, até o dia 17 de junho, somente como parte da intervenção sanitária, haviam sido aplicadas mais de 3 milhões e 500 mil doses.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: http://www.granma.cu/cuba/2021-06-21/la-eficacia-con-tres-dosis-de-abdala-es-de-un-92-28

Categoria
Tag