104 anos de um comunista paraibano

imagem

NOTA DE APRESENTAÇÃO DA CÉLULA DE MOBILIZAÇÃO POPULAR JOÃO PEDRO TEIXEIRA

Como consequência dos processos de reestruturação e consolidação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Estado da Paraíba, anunciamos a constituição da Célula de Mobilização Popular João Pedro Teixeira. Trazemos conosco a memória, a luta e o nome do comunista paraibano João Pedro Teixeira, histórico militante do PCB e uma das principais lideranças da Liga Camponesa de Sapé.

João Pedro Teixeira nasceu onde hoje é o município de Pilõezinhos, em um 05 de março como esse, há 104 anos. Filho de agricultores, operário e camponês por imposição das necessidades concretas, dividia a lida entre o roçado e as pedreiras da região, não tardando a rebelar-se contra a cruel exploração que o capitalismo destina à nossa classe. Adentrou as fileiras do Partidão na década de 1950, atuando diretamente na mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais contra os desmandos dos latifundiários.

Nesse processo, a Liga Camponesa de Sapé, fundada oficialmente em 1958 como “Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas de Sapé”, constituiu ferramenta política fundamental para a organização da classe trabalhadora no espaço agrário paraibano. Por meio da Liga, João Pedro Teixeira e seus companheiros de luta buscaram fazer valer – na marra – os direitos do homem e da mulher do campo. A organização foi uma resposta à contínua piora das condições de vida dos camponeses nos anos 40 e 50, que incluiu, entre outras coisas, o avanço das terras para cultivo da cana de açúcar, muitas vezes de forma a destruir os pequenos roçados familiares, que chegaram a ser proibidos; a cobrança do “cambão”, perversa relação de produção que impunha forçadamente aos camponeses alguns dias de trabalho não-remunerados nas grandes propriedades; e a própria expulsão de trabalhadores e trabalhadoras da terra.

Fato é que, por sua combatividade e capacidade ímpar de agitação e mobilização, João Pedro Teixeira passou a ser alvo constante de ameaças do “Grupo da Várzea”, formado por latifundiários que, por meio do poder político e econômico que exerciam na região, perpetuaram o terror e a violência enquanto métodos sistemáticos de intimidação aos movimentos populares. Em 02 de abril de 1962 tais ameaças vieram a se concretizar. João Pedro Teixeira tombou, assassinado covardemente a tiros, emboscado por policiais militares que atuavam enquanto capangas a serviço do latifúndio, na estrada entre Café do Vento e Sapé.

Mas João Pedro Teixeira já havia se tornado semente. Sua viúva, Elizabeth Teixeira, e seus companheiros João Alfredo Dias, o “Nego Fuba”, e Pedro Inácio de Araújo, o “Pedro Fazendeiro”, seguiram na liderança da Liga, surpreendendo aqueles que imaginavam que pondo um fim à vida de João Pedro seria possível apagar a chama de sua luta. Com a morte de João Pedro Teixeira e o acirramento da luta de classes no campo paraibano, a Liga Camponesa de Sapé chegou a contar com 13 mil associados e associadas, sendo apontada por alguns estudiosos do período como a Liga Camponesa de maior expressão do país. A atuação da Liga Camponesa de Sapé só pôde ser interrompida com o advento do golpe empresarial-militar de 1964 e a consequente intensificação dos processos de perseguição, criminalização e desarticulação dos movimentos populares na Paraíba, que colocariam fim às vidas de Nego Fuba e Pedro Fazendeiro e condenariam Elizabeth Teixeira à clandestinidade.

Dar à nossa célula o nome de João Pedro Teixeira, no ano do centenário do PCB, além de uma justa homenagem à memória de vida e lutas de nosso camarada, é uma reivindicação da verdadeira natureza de sua militância política, que é comumente e seletivamente ocultada de sua história: a construção do socialismo no Brasil. Nós, da Célula de Mobilização Popular João Pedro Teixeira, levaremos conosco o legado de lutas desse honrado camarada, acreditando que apenas por meio da mobilização popular e da organização de nossa classe em torno de um projeto independente – da classe trabalhadora, pela classe trabalhadora e para a classe trabalhadora – poderemos avançar na construção do poder popular, rumo ao socialismo, na perspectiva do comunismo.

VIVA JOÃO PEDRO TEIXEIRA!
VIVA O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO!
PELO PODER POPULAR, NO RUMO DO SOCIALISMO!

João Pessoa, 05 de março de 2022.

Célula de Mobilização Popular João Pedro Teixeira