Contra o aumento da tarifa em Belém
Por PCB-PA
URGENTE: PREFEITURA DE BELÉM/PA APROVA AUMENTO DA PASSAGEM PARA 4 REAIS!!!
Nessa sexta (25/03) o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) aprovou o aumento da passagem em Belém de R$3,60 para absurdos R$4,00!
Todos os dias a população de Belém e região metropolitana sofre com o total descaso que a questão do transporte público têm sido tratado pelas prefeituras: Ônibus sucateados, lotados e que demoram horas para deslocar a população que a cada dia mais aumenta, viraram algo rotineiro e que afeta severamente a vida em geral da classe trabalhadora.
Nós do PCB, UJC, UC e CFCAM somos totalmente contrários ao aumento da tarifa do transporte em Belém e também publicamente repudiamos que correntes do PSOL, assim como PC do B e PT, que compõem essa gestão reforcem o discurso do “menos pior” justificando esse aumento e ainda que tentem desmobilizar as justas mobilizações e atos que estão sendo puxados. Isso é inaceitável!
Nós defendemos a total estatização do transporte coletivo, dando fim ao conglomerado de empresas privadas que fornecem um serviço de transporte precário, submetendo a classe trabalhadora e os estudantes a riscos de acidentes e a um cansaço físico e mental extremo. Ao mesmo tempo, cobram valores absurdos para não prejudicar suas taxas de lucros pagos pela nossa classe, lucros que de nada servem ao povo mas somente para encher os bolsos dos patrões. Cobramos que o estado exija desses empresários que tornem públicas suas taxas de lucros!
A melhoria e a reforma dos veículos jamais deve ser pôsta como moeda de troca. A insalubridade em que se encontram os veículos só caracteriza mais uma das violações ao direito de ir e vir da classe trabalhadora. O acesso ao transporte público de qualidade é uma demanda da sociedade para estudar e trabalhar!
O povo constrói e carrega todos os dias o estado do Pará nas costas e ainda sustenta os caprichos da corja de empresários que lucram com o nosso sofrimento.
Portanto não arredaremos o pé das ruas até que esse valor seja revogado!
E fazemos o chamado à cada trabalhador e trabalhadora que se faça presente nas mobilizações contra esse aumento, que construamos comitês de mobilização e agitação nas feiras, ruas e escola. E nos colocamos à disposição para ajudar nesse processo!
Cobramos:
– Pela revogação do aumento da tarifa!
– Passe livre já para a população!
-Pelo acesso ao transporte público e de qualidade!
– Por assembleias populares que discutam sobre as demandas e melhorias no transporte público e na questão da mobilidade em Belém/PA e região metropolitana.
Pelo poder popular, rumo ao socialismo!