Zé Maria, Presente!

imagem

Na nossa história, temos milhares de homens e mulheres que deram sua vida pelas lutas e liberdade do povo trabalhador. São aqueles que o poeta Bertolt Brecht chamou dos imprescindíveis – aqueles que lutam sempre. O camarada Zé Maria foi um desses imprescindíveis. Natural de Alagoas, no começo dos anos de 1950, mudou-se para Pernambuco. Seu tio era militante do PCB e foi sua ponte para começar a militância no partido.

O operário Zé Maria trabalhou na construção da Igreja do Espinheiro e passou a trabalhar com conserto de rádios e transistores. Comunista dedicado, honrando e reconhecido por todos que trabalhavam com ele, rapidamente Zé Maria passou a ter um papel destacado nas lutas sindicais de Pernambuco. Participou ativamente, como militante do PCB, da campanha O petróleo é nosso (de onde nasceu a Petrobras), lutas contra o golpe de Estado que tentou impedir a posse do presidente JK e da campanha eleitoral de Cid Sampaio em 1958, coordenada por Gregório Bezerra. O grande Gregório Bezerra chamava Zé Maria de seu “braço direito” e sempre reconheceu o papel destacado desse operário comunista em todas as lutas decisivas no nosso estado.

Zé Maria também teve participação na vitória eleitoral de Miguel Arraes ao governo do estado e na campanha eleitoral de 1960, quando o PCB apoiou a candidatura presidencial do Marechal Teixeira Lott. Com o golpe empresarial-militar de 1964, Zé Maria foi perseguido, como todos os lutadores do nosso povo. Com a Anistia, o nosso camarada pode retomar sua atuação pública e tem destaque, mais uma vez, em todas as lutas fundamentais no chamado período da “redemocratização”. Continuou sua atuação no PCB, nunca renegando o projeto comunista e revolucionário, combatendo aqueles que queriam acabar com o PCB e decretaram o “fim da história”.

Nessa semana, com 92 anos, o camarada Zé Maria faleceu. Sua história, legado de lutas e compromisso com o povo trabalhador são eternos.

Viva Zé Maria
Viva a luta pela Revolução Brasileira
Viva o PCB.

Categoria
Tag