Camarada José Carolino, presente!

imagem

Faleceu o camarada José Carolino Tostes Filho. Militante do PCB desde a década de 1950, liderança rodoviária, atuou fortemente na organização dos caminhoneiros, importante referência da categoria na região do Sul Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, e na reorganização do Partido ao qual sempre foi fiel há mais de sete décadas.

José Carolino nasceu em São Paulo e desde cedo enfrentou uma vida muito difícil, tendo que trabalhar para ajudar no sustento da família. Caminhoneiro de profissão, veio a residir em Barra Mansa (RJ) e se casou com Dona Maria Helena, com quem teve dois Filhos: Andrea Tostes e André Tostes.

Em São Paulo, ainda adolescente, teve os primeiros contatos com a militância do Partido Comunista Brasileiro – PCB. Conheceu ainda muito cedo, em aparelhos, dirigentes históricos do Partido como Prestes e Marighella. Com o golpe de 1964 passou a viver com o extremo cuidado que a situação exigia e lutou muito para sobreviver nas difíceis condições de sua profissão de caminhoneiro.

Durante os anos 1980, se destacou em Barra Mansa/RJ enquanto uma liderança sindical rodoviária muito respeitada. Também precisou enfrentar as duras condições de reorganização do PCB após a ditadura e combateu as tentativas de destruição do Partido na década seguinte. Não se rendeu e, junto com a militância comunista que confrontou o liquidacionismo, permaneceu fiel aos princípios marxistas-leninistas, se colocando, em sua cidade e região, novamente à frente do processo de organização do Partido nos anos de Reconstrução Revolucionária do PCB.

A sua casa sempre foi também um aparelho do Partido. Todos que chegavam lá para se reunir eram recebidos calorosamente: a mesa posta, ninguém passava por lá sem se alimentar e seguir a diante. Eram momentos de boa conversa, debates políticos, formação teórica e organização da militância.

José Carolino faleceu na madrugada de sexta-feira, dia 17, de parada cardíaca. O seu coração, seu calcanhar de aquiles nesses últimos tempos de doença e convalescença, não suportou o necessário para sua sobrevida após realizar uma cirurgia de apendicite.

Conforme afirmou emocionado nas redes sociais seu neto, Marcos Vinicius: “Carolino, de origem pobre, semianalfabeto, foi o homem mais sábio que conheci, um instintivo organizador de massas. Carolino escreveu sua história com o seu sangue; esses são os que passam.”

Assim também se manifestou José Geraldo da Costa, o Geraldinho, seu companheiro de lutas e liderança do PCB em Volta Redonda:

“O camarada Zé Carolino é herdeiro das melhores tradições comunistas, firme, generoso e solidário. Referência a ser seguida e admirada. Nos fará muita falta e deixará saudades.”

O PCB rende as merecidas homenagens ao valoroso camarada Carolino. Presente, hoje e sempre!

Comissão Política Nacional do PCB, com a inestimável colaboração do camarada Geraldinho

Categoria
Tag