Hiran Roedel é pré candidato ao Senado pelo PCB RJ

imagem

Comitê Regional do PCB RJ

O Partido Comunista Brasileiro (PCB), que completa 100 anos de existência neste ano de 2022, apresenta a pré-candidatura de Hiran Roedel, seu dirigente nacional, ao Senado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro.

Hiran começou a atuar politicamente no movimento sindical bancário em 1982 e, através dessa militância, se organizou no PCB. Formado em História pela UFRJ, foi professor da educação privada, passando a atuar na base do Sindicato dos Professores de escolas particulares (Sinpro-Rio), sendo seu diretor entre os anos de 2011 e 2014. Hiran também foi servidor público na UFRJ até o ano de 2019, quando se aposentou. Historiador, é autor de diversos livros.

Para o PCB, o espaço institucional não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta de mobilização e organização da classe trabalhadora visando a construção do poder popular no rumo do socialismo.

Nesta conjuntura em que amargamos uma das piores crises no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, a pré-candidatura de Hiran se apresenta como importante instrumento de defesa dos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras fluminenses. Os ricos se aproveitam do caos para avançar sobre as condições de existência da classe trabalhadora, para precarizar nossas vidas, dilapidar o fundo público e saquear o Estado mediante as privatizações e contrarreformas.

O Estado do Rio de Janeiro, nos últimos anos, passou por um intenso processo de desmonte da máquina pública e isso se traduziu, para os/as trabalhadores/as, na destruição dos serviços públicos, deterioração das condições de vida e trabalho, aumento da repressão e da violência policial, criminalização dos movimentos sociais e das comunidades populares, uma verdadeira política de morte. Como na disputa política não existem espaços vazios, reafirmamos, através da pré-candidatura de Hiran ao Senado, que a crise por que passamos não será resolvida através de operações contábeis ou bons gestores, mas sim por meio das lutas e da organização da classe trabalhadora, da inserção da esquerda socialista nos movimentos sociais e sindicais, em paralelo à ocupação do espaço institucional, apontando sempre para a necessidade de construção de outro modelo de sociedade, em que haja efetiva participação e mobilização popular. Deste modo será possível aliar as lutas populares ao trabalho institucional, contribuindo para a construção do Poder Popular.

Por meio da pré-candidatura de Hiran, o PCB reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do Rio de Janeiro, apresentando um projeto de sociedade que combata radicalmente o capitalismo, gerador da política de fome e de morte que assola nosso Estado e o país. Em defesa das empresas estatais e contra as privatizações!
Em defesa dos serviços públicos, da saúde e da educação!

Pra mudar o rumo do Rio!

Pelo Poder Popular!

Categoria
Tag