Camarada França comemora 90 anos
Ontem, 23 de maio, o camarada Francisco Luiz de França completou 90 anos de idade. Para celebrar a data, o PCB Paraná, o Arquivo Manoel Jacinto Correia e o grupo Tortura Nunca Mais, organizaram uma homenagem ao ilústre camarada.
Natural de Taipú, Rio Grande do Norte, França dedicou sua vida à militância comunista desde que ingressou no PCB em 02 de março de 1947. Atuou como funcionário do Serviço Nacional de Malária, onde sofreu perseguição política por sua luta por melhores condições de trabalho, sendo demitido em 1948.
Após intensa militância, tornou-se um dos quadros do Partidão em seu período dourado. Cruzou o Brasil em missões para o PCB e atuou ao lado de comunistas históricos como Gregório Bezerra e Carlos Marighella. Suas primeiras detenções datam de 1949 pela luta junto aos operários da fábrica da Pirelli em Santo André-SP. Participou de reuniões e organização de movimento de posseiros e trabalhadores rurais no interior de São Paulo, além de inúmeros congressos pela paz, organizados pelo Partidão.
Seu França desembarcou em Curitiba em 1968, para assumir como secretário geral do PCB no Paraná. Em 1975 é preso pelo Doi-Codi na Operação Marumbi (operação equivalente à Oban, de caça aos integrantes do PCB no Paraná) – e sofre uma das sessões mais bárbaras de tortura que se tem relato no estado.
Apesar de tudo que passou nos anos de chumbo, Seu França mantém sua militância ativa e participa de palestras em escolas e universidades, além de reuniões políticas. Dentro do possível tem atuado para ajudar a comunidade do bairro Boqueirão – o que já lhe rendeu o título de Cidadão Honorário da Cidade de Curitiba. Atualmente faz parte da direção do grupo Tortura Nunca Mais do Paraná, da diretoria do Arquivo Manoel Jacinto Correia – Centro de Pesquisa e Documentação Social e da Associação dos Amigos do Arquivo Manoel Jacinto Correia. Mantém-se filiado ao PCB há 65 anos.