Chico Malta é o candidato a Governador pelo PCB no Ceará
Nascido em Fortaleza, o advogado Chico Malta concorrerá ao governo pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) com o número 21. Considerado anistiado político – depois de ter sido preso na ditadura militar – Chico teve atuação em movimentos sindicais e participou da criação da Casa da Amizade Brasil-Cuba no Estado, onde atualmente é vice-presidente da entidade. Membro do PCB desde 1979 e participante da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Malta será um dos sete candidatos na disputa pelo cargo máximo do executivo do Ceará. Seu vice é José Nauri Araújo Ferreira, secretário político do PCB de Fortaleza.
O plano de governo do candidato comunista tem como apontadores problemas sociais como fome, desemprego, “carestia” e falta de moradias. Tais questões são vistas pelo candidato como principais impactantes na qualidade de vida do cearense.
“Todo o desenvolvimento do estado passa pelos problemas candentes da nossa população. É impossível ter uma sociedade que esteja nessa situação”, afirmou Malta. “Nosso povo voltou a comprar pele de galinha e ossos bovinos, isso é quando podem comprar. Precisamos enfrentar esses problemas”.
Chico Malta entende que o povo trabalhador precisa de soluções para resolver os problemas de forma imediata. Redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução salarial, mercados públicos que recebam produtos da agricultura familiar, rede estadual com alimentação de baixo custo em restaurantes populares e maior fiscalização das fronteiras do Estado para prevenir a entrada de armas e drogas no território cearense são algumas das propostas apontadas.
“Tudo isso só será possível através da organização popular. Para exigir do parlamento que aprovem as leis e a destinação dos recursos na ordem de prioridade daquilo que é essencial”, adiantou Malta sobre a falta de representantes populares na Assembleia Legislativa.
O Partido Comunista Brasileiro lança também os nomes da camarada indígena Edvânia Vieira e do sindicalista Roberto Santos como candidatos a deputado federal pelo Ceará.