Lançado Comitê de Solidariedade a Cuba em Goiás

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) tem se associado às justas iniciativas de diversas organizações políticas e sociais brasileiras no sentido de fortalecer em nosso país uma CAMPANHA HUMANITÁRIA DE SOLIDARIEDADE A CUBA.

Em Goiás foi lançado o Comitê Goiano de Solidariedade a Cuba, com a participação do PCB, durante Audiência Pública realizada em parceria com a Embaixada Cubana. O Comitê terá funcionamento regular com ações diversas para o fortalecimento das relações culturais, políticas e científicas entre nossos dois povos, em prol de nossas relações de amizade e solidariedade.

O PCB, durante os 53 anos da Revolução Cubana, jamais tergiversou em sua solidariedade incondicional ao povo, ao governo e ao Partido Comunista cubanos. Nunca nos calamos frente às agressões e calúnias promovidas pelo imperialismo e aos equívocos e incompreensões de parte da esquerda.

A Revolução Cubana mostrou sua força e importância para seu povo até mesmo para enfrentar a fúria da natureza, tendo sido o país que mais preservou vidas diante dos últimos furacões que atravessaram o Caribe e parte das américas Central e do Norte.

Consideramos da maior relevância política a educativa coleta popular de gêneros de primeira necessidade para que possamos encaminhar para nossos irmãos cubanos. Nesse sentido, conclamamos nossos militantes e amigos a participarem dessa campanha. Mas não podemos subestimar a importância da luta contra o cruel bloqueio econômico, político, social e ideológico que move contra Cuba o imperialismo, comandado pelos EUA. A suspensão deste absurdo bloqueio deve ser o centro de nossa solidariedade a Cuba, na medida em que permite ao país irmão criar condições para avançar na construção de uma sociedade ainda mais justa e igualitária.

Outra questão relevante para os internacionalistas e humanistas que se irmanam nesta justa campanha é não perder de vista a necessidade de instar os governos progressistas de toda a América Latina a empenharem o melhor de seus esforços e possibilidades para prestar solidariedade concreta a Cuba.

Chamamos todos os lutadores para fortalecerem essa iniciativa. É hora de retribuir aos cubanos a solidariedade que deles nunca faltou às lutas de nossos povos. Não custa lembrar que muitos dos processos de mudanças ora em curso na América Latina não seriam possíveis sem o pioneirismo da Revolução Cubana. Primeiro, pelo exemplo de que é possível a um pequeno povo a grandeza de derrotar o império norte-americano; segundo, pela solidariedade efetiva que o povo cubano presta a vários países irmãos, na luta contra o analfabetismo e por saúde pública de qualidade; finalmente, pela inestimável contribuição política e ideológica dos revolucionários cubanos à luta pelo socialismo.

PCB – Comitê Regional de Goiás

http://pcbgo.com.br/noticia.php?id=204