Sobre a exposição de armas a crianças
Nota política do Partido Comunista Brasileiro – célula de Uberaba e coletivos acerca da prática de exposição de armas a crianças em praça pública.
No dia 12 de outubro de 2022, dia em que se celebra o dia de Nossa Senhora da Aparecida e também o Dia das Crianças, a Prefeitura Municipal de Uberaba, em conjunto com a Polícia Militar e o Exército, promoveram um evento em praça pública, com exposição de armas, munições e artefatos militares pesados a crianças.
Tal ato, alinhado ao bolsonarismo, vem acompanhado do recente apoio da prefeita Elisa Araújo à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, que incentiva a venda e o uso de armas explicitamente. Além da exposição, as crianças estavam sendo ensinadas sobre o uso e o potencial letal de cada um dos armamentos, além de serem incentivadas a os manusear.
Em um país em que os índices de acidentes e mortes de crianças e adolescentes causadas por armas de fogo cresceu exponencialmente nos últimos anos, um evento de tal natureza é uma afronta aos direitos das crianças e dos adolescentes e uma violação ao ECA (Estatuto da criança e do adolescente), que, em seu Art. 242, condena vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente arma, munição ou explosivo.
O PCB, juntamente com seus coletivos, condena essa ação, assim como repudiamos a nota de explicação do evento emitida pela Prefeitura Municipal de Uberaba, que diz que o intuito dessa exposição foi o de “afastar o medo dessas instituições, culturalmente imposto às crianças”.