TKP: organizando a solidariedade popular após o terremoto

imagem

O Partido Comunista da Turquia (TKP) divulgou um comunicado após o forte terremoto que atingiu o país na madrugada de segunda-feira, 6 de fevereiro, pedindo aos cidadãos que aumentem a solidariedade.

Caros camaradas, Lamentamos profundamente informar que a destruição e os danos causados pelo terremoto são devastadores. Para uma breve informação: o principal terremoto de magnitude 7,7 ocorreu no leste de nosso país às 4:17. O centro do terremoto é Kahramanmaraş/Pazarcık. Sete centros e distritos da cidade foram afetados. As cidades atingidas são principalmente Kahramanmaraş, Gaziantep, Diyarbakır, Şanlıurfa, Malatya, Hatay e Osmaniye. Representa uma área muito ampla, de fato.

De acordo com as informações que temos recebido, existem zonas bastante afetadas em cada uma destas cidades. Algumas dessas áreas estão distantes umas das outras, o que dificulta o gerenciamento da crise. O terremoto também foi sentido em nosso país vizinho, a Síria, e causou destruição em massa. Segundo os últimos dados oficiais, infelizmente, mais de 12 mil cidadãos perderam a vida e dezenas de milhares ficaram feridos. No entanto, lamentamos dizer que as dimensões da destruição parecem bem maiores e esses números continuarão a aumentar.

Muitos cidadãos sob os destroços esperam para serem resgatados. Os tremores secundários graves continuam. Alguns deles são até difíceis de serem chamados de tremores secundários. Um recente de magnitude 7,6 ocorreu em Kahramanmaraş/Elbistão às 13h34. Os cidadãos da região enfrentam duras condições de inverno.

O TKP imediatamente formou uma mesa de crise logo após o terremoto. Uma equipe de camaradas partiu para a região para coordenar o trabalho de resgate e solidariedade no campo. Identificando rapidamente as necessidades da região, iniciamos atividades solidárias em todo o país. Ainda continuamos buscando e verificando a situação de nossos camaradas da região. Há graves problemas de transporte e telecomunicações. Assim, ainda não conseguimos garantir o estado de saúde e bem-estar de alguns camaradas e suas famílias.

Camaradas, recebemos várias mensagens de solidariedade até agora. Muito obrigado por todas elas. Compartilharemos uma nota mais detalhada sobre a situação e informaremos sobre o potencial trabalho de solidariedade internacional.

Com camaradagem,

Birô Internacional do TKP

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte:
https://www.idcommunism.com/2023/02/communist-party-of-turkey-tkp-organizing-peoples-solidarity-after-the-earthquake.html?spref=fb&fbclid=IwAR095FY5RZI9PWr-nyB_8xr0ygFhjS0ja_mlF8V114fQA0Vcru0-VLJfukY


TKP: “Infelizmente não podemos ficar calados!”

Depois de um terremoto tão devastador, quando todos os nossos cidadãos foram mobilizados para ajudar as vítimas do terremoto, esperávamos que o poder político, que possui enormes recursos e, principalmente, a autoridade fizesse parte da mesma mobilização. Estávamos dizendo que deveríamos ficar quietos por um tempo, mas não, não vamos ficar calados.

Faremos perguntas…

Entendemos que você não pode organizar e planejar porque não tem senso de ciência e razão. Mas como você perdeu tanto o bom senso a ponto de usar as oportunidades à sua disposição de acordo com as preferências dos eleitores? A transferência de instalações do Estado para municípios governados pelo AKP, o abandono de muitos distritos à própria sorte, não se explica por cálculos políticos, parece que o terremoto destruiu os últimos resquícios de sua consciência.

Você não percebeu imediatamente o impacto do terremoto e a destruição que ele causou? Por que equipes adicionais foram enviadas para esforços de busca e resgate 28 horas após o terremoto?

Por que você não conseguiu enviar o pessoal de saúde a quem você destinou uma mensagem dizendo “Vamos levá-los para a região”, para a zona do terremoto e ainda os encaminhou por toda a Turquia?

Por que você não usou as unidades militares da região e especialmente da Síria para os esforços de resgate? E por que ainda não há uma tentativa de fazer uso deles? Você menciona segurança, mas não se encaixa no seu conceito de “segurança” tirar dezenas de milhares de nossos cidadãos dos escombros?

Se limpar as estradas cobertas de neve é tão vital para as equipes de socorro e equipamentos de construção que irão para a região, por que algumas das principais vias ainda estão fechadas por horas?

Por que o incêndio nos contêineres no porto de Iskenderun não foi combatido? Você não percebe a importância desse porto nos próximos dias? Não é hora de proteger um porto tão estratégico no lugar de inflar o enorme orçamento que você alocou para sua própria segurança?

E por que você ainda continua mentindo? Você está constantemente falando sobre números, dizendo que muitas equipes, ambulâncias, helicópteros e policiais estão em campo. No entanto, o número real de nossos cidadãos que perderam suas vidas aumenta enquanto você demora.

Como TKP, estamos fazendo o nosso melhor neste momento, ajudando quem pudermos alcançar sob os escombros, e entregando e distribuindo a ajuda que é entregue ao nosso partido com tanta confiança na zona do terremoto.

Mas amanhã adicionaremos novas perguntas a essas perguntas. Mesmo que todos nós saibamos as respostas …

Naturalmente, o mais importante é a solidariedade e a ajuda neste momento. Vale tudo, até mesmo para uma única pessoa ser retirada dos escombros, para uma única pessoa ser resgatada do frio, aquecida por uma tigela de sopa, trazida de volta à vida e dotada de uma tenda segura.

Aguardamos na Turquia…

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://www.tkp.org.tr/en/agenda/tkp-asks-the-critical-questions-after-the-earthquake-and-declares-unfortunately-we-cannot-keep-quiet/

Categoria
Tag