Partido Comunista da Turquia: organizando a solidariedade proletária

imagem

Comitê Central do TKP clama por crescente solidariedade aos cidadãos após o terremoto

O Partido Comunista da Turquia (TKP) publicou uma nota após o poderoso terremoto que atingiu o país na manhã de segunda-feira, 6 de fevereiro, clamando aos cidadãos que maior solidariedade

6/2/2023

Cidadãos,

Um terremoto destrutivo atingiu nosso país e alcançou um grande número de cidades. Muitos de nossos compatriotas perderam suas vidas. Compartilhamos pesamos por todos nós. Desejamos a todos os compatriotas que estão presos nos destroços, machucados, avariados e que perderam suas casas a mais rápida recuperação.

Como TKP, nossa prioridade é contribuir com o movimento de solidariedade aos nossos compatriotas que foram atingidos pelo terremoto, mobilizando os recursos que temos para a solidariedade e avaliando os pedidos de contribuição e assistência, que chegam ao nosso partido de toda a Turquia, o mais rápido possível.

Deixando de lado qualquer cálculo e disputa política, nosso partido focará por completo na solidariedade a nossos compatriotas.

No entanto, de forma alguma permitiremos distorções e oportunismo por parte do sistema capitalismo e da classe dominante, uma vez que são responsáveis por essa grave destruição.

Todos os recursos devem ser voltados para as necessidades da área atingida pelo terremoto, nem um centavo deve ser gasto com shows políticos e visitas midiáticas.

Ao invés de tentar cometer o erro de barrar a iniciativa popular de cooperação e solidariedade, o governo deve focar somente no que cabe a uma autoridade central nesse tipo de ocasião.

Em primeiro lugar, todos os aeroportos, pistas, estradas e hospitais, que foram construídos por empreiteiros, pró-governo violando as regulações e que agora se encontram inutilizadas pelo terremoto, devem ser reparadas imediatamente, e os recursos necessários devem ser retirados das empresas em questão. Nenhum tipo de taxa deve ser pago do dinheiro público pelo uso maquinário de construção na remoção de entulho e outras operações, do mesmo modo, garagens de grandes construtoras para maquinários devem ser confiscadas.

Não permitiremos que os responsáveis pelas mortes de nossos compatriotas enriqueçam com o terremoto.

Cidadãos,

Sob intenso inverno incrementar a solidariedade, nos fortalecer entre nós e agir de maneira organizada não só é um dever humano como uma oportunidade de reforçar nossa vontade e desejo de proteger esse país e nosso futuro.

Nos tornamos humanos e cidadãos na medida em que ajamos juntos contra os desafios.

Organizemos juntos a solidariedade. Nos encontraremos essa noite às 20h em todas as nossas sedes distritais – incluindo as na região atingida – para coordenar os esforços de solidariedade e cooperação.

Além do compartilhamento instantâneo de informações, as sedes do Partido Comunista da Turquia (TKP) compartilharam diariamente com público um abrangente boletim – a partir de hoje – com observações, avaliações e informações relativas à zona atingida e às atividades de solidariedade. Os boletins serão disponibilizados toda noite durante uma semana.

Hoje é um dia para incrementar a solidariedade.

Partido Comunista da Turquia – TKP

Comitê Central

TKP Central Committee is Calling on the Citizens to Grow Solidarity after the Earthquake


Sobre o segundo dia após o terremoto: Repasse diário da sede do TKP

7/2/2023

Infelizmente, desperdiçaram-se preciosas horas logo após o desastre devido ao bloqueio da infraestrutura de transportes, o que não se deu somente devido a questões climáticas. Viadutos e estradas nas províncias sob responsabilidade do Diretório Regional de Estradas haviam colapsado, de forma que todos os veículos foram desviados para outras vias estatais e bloqueou-se completamente o trânsito, impedindo que esforços de ajuda chegassem ao destino.

Mineradores voluntários e equipes de evacuação da Corporação Turca de Carvão Bruto (TTK) também não conseguiram chegar na região atingida pois seus esforços não foram ratificados pelo Diretório de Gerenciamento de Desastre (AFAD), parte do Ministério de Assuntos Internos. O governo tenta capitalizar em cima dos esforços de resgaste, mas é completamente incapaz de providenciar a ajuda necessária, inibindo os esforços de equipes experientes.

Não sobrou quase nenhum edifício em Hatay, foram todos demolidos, inclusive hospitais. Profissionais de saúde do governo só chegaram e iniciaram seus trabalhos na região mais de 18 horas para o terremoto, desperdiçando novamente um tempo precioso.

Problemas de gerenciamento foram recorrentes durante o dia. Professores de escola foram convocados a se voluntariar, tendo sido orientados a ficar enquanto era decidido que somente os que possuíam experiencias de resgate deveriam ser dirigidos à região.

Canais de televisão que tentaram transmitir na região foram expostos as reações negativas do povo. O povo expressou sua raiva frente aos ministros, legisladores e governadores que visitaram o local.

Um grande desafio foi a falta de gás e combustível, o qual teve de ser transportado em garrafas plásticas. Falta de combustível, medicamentos, profissionais de saúde, militares, tudo isso aponta para o mesmo problema geral: a falta de um plano logístico para desastres.

Os recursos das forças armadas foram inadequados e utilizados ineficazmente, sem qualquer planejamento.

Por fim, Adıyaman, centro de um grande grupo religioso aliado do governo, não recebeu qualquer ajuda nas primeiras 36 horas após o terremoto.

O Partido Comunista da Turquia, neste segundo dia, reforçou sua brigada de emergência e aprimorou a capacidade e amplitude de suas operações na região.

Já no final da tarde de segunda feira (o TKP) estabeleceu postos de solidariedade com o objetivo de dar suporte às atividades de busca e resgate, identificar precisamente as necessidades de nossos cidadãos e garantir que os materiais de ajuda que chegam de todo o país sejam entregados com segurança à região.

A sede do distrito de Sarıgazi, em Istambul, providenciou um caminhão de comida com 6 cozinheiros e capacidade de servir 3000 pessoas por dia, o qual já partiu para Antakya.

Nossos camaradas na região trabalharam na organização das brigadas de emergência em Hatay Antakya Armutlu, em postos de solidariedade no Parque Türkan Saylan e no Parque Infantil Akkapı em Adana, além de no Café Güneykent Frida no distrito de Gaziantep Şahinbey e no Parque Koşuyolu em Diyarbakır. Já no fim da tarde de terça-feira outro posto de solidariedade foi formado por nossos camaradas, dessa vez na região de Pazarcık, Kahramanmaraş, uma das mais destruídas.

Nossas equipes na região contam com profissionais da saúde e especialistas em busca e resgate e primeiros socorros.

Por enquanto conseguimos resgatar dos destroços 16 pessoas, enquanto nossas equipes médicas ajudaram mais de 200 feridos.

No momento, mais de 300 militantes do TKP na região atingida pelo terremoto, incluindo membros do Comitê Central.

Atividades de solidariedade e coleta de materiais de ajuda serão coordenadas na sedes do Partido, alinhadas com as necessidades identificadas com nossas equipes que estão trabalhando na região. No momento há profunda necessidade de cobertores, lã, barracas, sacos de dormir, lanternas e materiais de higiene. A primeira parte desses materiais de emergência coletados nas sedes – com grande esforço – já foram enviados para a região. Um caminhão cheio de suprimentos vindos de Ankara, Instabul e Esmirna estão quase chegando na região. No final da tarde de terça-feira 3 caminhões e um ônibus com materiais de emergência se encontram a caminho de Antakya e um caminho está saindo de Erzurum Karaçoban para Malatya.

Partido Comunista da Turquia (TKP)

On the second day of the earthquake: Daily report from TKP Headquarters


Sobre o terceiro dia do terremoto: repasse diário da Sede do TKP

8/2/2023

Estamos no terceiro dia do grande desastre. A Turquia conta com médicos, equipamento, barracas, combustível e aviões, todos em quantidade suficiente, entretanto, são evidentes os enormes atrasos e dificuldade na logística para levar tudo isso até a região, entregar na mão de organizadores e estabelecer controle como um todo.

Isso é provado pelas observações do profissionais de saúde militantes do TKP. Não há qualquer operação de busca e resgate no sul de Hatay Dörtyol. Em Samandağ, são levados ao hospital quem quer que os cidadãos consigam retirar dos destroços. No corredores de hospitais estatais estão sendo operadas amputações sem esterilização adequada devido a falta de materiais. Cadáveres não identificados e bebês agora órfãos estão deitados nos quartos. Em Adıyaman o caos é geral e não se consegue registrar propriamente os pacientes, apesar do número suficiente de profissionais. Hospitais municipais de Adana e Mersin também se encontram incapazes de providenciar informações adequadas. Aqueles que puderam ser resgatados dos escombros tem de enfrentar o frio e as úlceras de pressão devido a falta de coordenação que é tão importante em um momento tão crítico. Apoio logístico é extremamente necessário em Samandağ e İskenderun, onde o total de mortos continua a crescer.

E isso não é tudo. As pessoas são forçadas e superar essa situação com suas próprias capacidades de organização pois o governo se encontra tão integralmente falido ao ponto de que não conseguem nem estabelecer o número de edifícios colapsados. Ajuda é entregue via caminhões e dada para as vítimas de forma sistemática.

No terceiro dia do terremoto a zona operacional do TKP foi expandida com aumento de equipes, junto da participação de membros do Comitê Central do TKP.

O secretário geral do TKP Kemal Okuyan chegou a região hoje, acompanhado de uma delegação de membros do Comitê Central.

O secretário geral do TKP Kemal Okuyan compartilhou suas primeiras impressões em uma entrevista para a rede soLTV. Okuyan explicou que o Partido está deliberando sobre como racionalizar mais eficazmente a distribuição dos limitados recursos, uma vez que a zona atingida é grande e as necessidades são massivas. Seria impossível pensar que um terremoto dessa magnitude não deixaria danos permanentes – disse Okuyan – frisando o fato de o governo, focado em falsas bravatas imperialistas, levou o país ao colapso total. Okuyan conta que há um transito terrível na entrada de Hatay, entretanto, é permitida a entrada de veículos de grupos religiosos, os quais são apoiados pelo governo. O Secretário Geral do TKP menciona a ausência de qualquer autoridade organizada em Antakya e İskenderun, lembrando também do fato de que a declaração de estado de emergência não mudaria nada e que o TKP não está interessado nos desdobramentos políticos do estado de emergência neste momento. “Seria dada uma resposta à altura caso o governo decidisse abusar do estado de emergência, mas nossa prioridade aqui é garantir ajuda ao máximo de pessoas possível” disse Okuyan.

Nosso povo tem necessidades diversificadas na região e que crescem diariamente enquanto são descobertas novas informações sobre a amplitude do colapso.

Estão esperando na região resgatados dos escombros, pessoas que buscam desesperadamente por notícias de suas famílias e aqueles que não tem onde se abrigar. O número de possíveis resgatados com vida deve diminuir agora no terceiro dia, segundo times de resgate.

As equipes formas por militantes do TKP e por amigos do Partido estão reconstruindo seu trabalho diariamente a partir da atualização das necessidades de nosso povo e no conhecimento técnico e científico de gerenciamento de desastres.

As equipes do TKP estão reconstruindo seus esforços de acordo com as necessidades, que mudam a cada, e com as informações científicas a respeito de gerenciamento de crise após o terremoto. Estamos mobilizando nossos crescentes recursos humanos e logísticos graças aos esforços de solidariedade, contra o frio congelante, fome e sede. Torna-se vital a necessidade de fraldas, meias, cobertores, sacos de dormir, barracas de inverno, lã, calçados de inverno, botas, água e comida desidratada.

Na quarta-feira chegou a 400 o número de militantes na região. Em torno de 100 militantes formam o time de resgate do TKP, que mantém seus esforços no campo. Enquanto algum militantes ficam nos postos de emergência em Hatay Antakya – onde a necessidade é máxima – alguns outros chegaram em outras regiões colapsadas, incluindo Hatay İskenderun, Kahramanmaraş Nurhak e Malatya.

O TKP opera com brigadas de emergência em: Hatay Antakya Armutlu; Parque Adana Türkan Saylan e sede do distrito de Toros (próxima ao parque); a sede do distrito de Adana Akkapı, próxima do Parque Infantil de Anada Akakapı; sede distrital de İskenderun Gürsel Mahallesi; Café Gaziantep Şahinbey Güneykent Frida e Parque Şehit Polis Mehmet Demir; sede distrital de Diyarbakır Huzurevleri Mahallesi e centros de solidariedade em Maraş Pazarcık, assim como nos centros de solidariedade em ahramanmaraş Nurhak, Malatya e Osmaniye que devem se tornar operativos hoje. Pedidos de ajuda são processados e seguidos, a comunicação é estabelecida e atualização são realizadas regularmente.

Escritórios e sedes distritais do TKP continuam na coleta e catalogação de materiais de emergência, os quais serão entregues na região do terremoto. Materiais de emergência vindos de Erzurum Karaçoban chegaram a vila de Doğanşehir Polatlı de Malatya, que conta com 400 famílias, que não haviam recebido qualquer ajuda até então. Outro caminhão com material de ajuda saiu de Iğfıdr, rumo a Malatya. Além desses, 8 caminhões de materiais de ajuda de Istambul, Ankara, Esmirna, Bursa, Eskişehir e Çanakkale chegaram em segurança na região; outros três caminhões devem chegar hoje à noite. 2 vans de Gaziantep e Adana devem chegar em Nurhak e Pazarcık.

Nosso povo se defronta com um desastre extremamente severo. Miséria, fatiga, desespero e morte reinam, assim como a fúria. Nosso povo cada vez mais se enfurece devido a ausência do Estado e a falta de vergonha do governo. Estão protestando contra o Ministro de Transportes e outras figuras de autoridade que vieram de Ankara, chutam seus carros e os forçam a se retirar do local. Enquanto Erdoğan pede paciência do povo pelos canais de televisão, a paciência de nosso povo esta exaurida. Enquanto Erdoğan se refere ao destino, o povo é testemunha da realidade com seus próprios olhos.

Face a essas reações o governo recorre a censura e banimento de internet, tentando criar uma falsa imagem a partir dos absolutamente obedientes órgãos de mídia.

Ainda assim essa imagem está se destroçando. Não há outro jeito. Nosso povo provou que só pode confiar em si próprio e não há espaço para desesperança enquanto mantivermos nossa solidariedade

On the third day of the earthquake


Avaliações e observações da região do terremoto pelo Secretário Geral do TKP Kemal Okuyan

Assessments and Observations by TKP General Secretary Kemal Okuyan from the Earthquake Region

O Secretário Geral do TKP Kemal Okuyan compartilhou suas avaliações e observações, assim como os esforços de resgate e solidariedade com o canal Tele1 TV, na brigada de emergência de Antakya, uma das regiões mais severamente afetadas.

“A brigada de emergência foi iniciada imediatamente após o terremoto e fomos o primeiro grupo organizado a providenciar apoio neste distrito, Armutlu de Antakya, graças ao incessante fluxo de materiais de emergências que vieram de várias partes da Turquia. Conseguimos providenciar comida, cuidados de saúde a primeiros socorros, aquecimento e apoio logístico, além disso, alguns camaradas se juntaram aos esforços de busca e resgate. Nossas equipes estão organizadas em turnos e também estamos tentando chegar a distritos próximos. O essencial aqui é que se haja de forma organizada, planejada e funcional. Tivemos uma experiência similar quanto um terremoto atingiu Esmirna em 2020, não é coincidência que o TKP pode agir responsável e organizadamente. O governo por sua vez, com suas políticas anti-científicas e pró-mercado, explorou e exauriu todos os recursos do país, abandonou planejamento centralizado e não pode funcionar. Se os esforços de busca e resgate tivesse começado de forma eficiente e rápida, as perdas teriam sido 10 vezes menor. Se o material de construção e os equipamentos não estivessem na mão do setor privado e se não houvessem ocorrido graves erros na construção da infraestrutura de transportes os resultados desse evento poderiam ser muito diferentes, disse Kemal Okuyan, lembrando que a presença do TKP na região não tem fins políticos, mas sim humanitários e solidários, fato que o povo percebe claramente, expressando confiança no TKP. Okuyan clamou por mais materiais de emergência, cobertores e afins. “Agora no quarto dia os esforços de busca e resgate tem resultados menos promissores, entretanto, agora é a hora de pensar no futuro dessas pessoas e dessas cidades. Os mesmos erros, as mesmas empresas explorados e os mesmo proprietários dos que transformaram essas cidades em valas não serão permitidos novamente!”

A transmissão da Tele1 de Antakya mostra os postos de comida quente e desidratada, de remédios, centros móveis de saúde e carregamentos organizados de materiais de emergência entregados por caminhões vindos de toda a Turquia, coletados em sedes do TKP.

A transmissão pode ser vista no link abaixo:

Tradução: Pedro Acácio

Categoria
Tag