Camarada Claudio Carvalho de Moura (Claudião), presente!
PCB RJ
Faleceu, na sexta-feira, dia 17 de março de 2023, o camarada Claudio Carvalho de Moura, o nosso querido Claudião. Claudio, gaúcho, veio trabalhar no Rio de Janeiro como operador de som na Rádio Globo, no começo dos anos 90, quando integrou-se ao PCB carioca. Militou desde o início da fase que chamamos de Reconstrução Revolucionária, iniciada após o 10º Congresso do Partido.
Sua militância foi intensa. Sempre preocupado com as atividades de agitação e propaganda, Claudio municiava a militância partidária com bandeiras de diferentes tamanhos e organizava a sua distribuição, assim como a de outros materiais, nas manifestações de rua e atividades do Partido, às quais sempre comparecia e atuava com entusiasmo.
Compôs a Direção do PCB no Rio de Janeiro e militava no movimento sindical. Mesmo sem poder sair de casa nos últimos anos, em função de problemas de saúde, Claudio era presença constante nas redes sociais, divulgando as posições políticas do PCB e buscando sempre apoiar e ajudar o Partido da forma que podia.
Era querido por todos, militantes e amigos do PCB, colegas de trabalho e familiares. Botafoguense, orgulhava-se do Sport Clube Rio Grande, clube do Rio Grande do Sul que teve papel pioneiro no futebol brasileiro, e nunca deixava de comentar e zoar os torcedores dos clubes rivais do Botafogo nos dias seguintes aos jogos. Sabia tudo sobre a Música Popular Brasileira.
Claudio deixa saudades e um grande exemplo de coerência na vida política e no campo pessoal, que sempre pautou com simplicidade, respeito, honestidade, sinceridade e solidariedade, encarnando profundamente os valores comunistas que desejava para a sociedade socialista pela qual lutou, com valentia, por toda a sua vida.
Claudião estará sempre presente em nossa memória e nossos corações.
Partido Comunista Brasileiro
Rio de Janeiro