Solidariedade às mulheres de Barra do Piraí!
Fora Mário Esteves!
PCB – Sul Fluminense
Repudiamos veementemente o Prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, devido ao seu discurso proferido em 14 de setembro, durante a inauguração de uma creche. Nele, o Prefeito propôs a castração de meninas com grande ênfase, declarando: ‘É necessário começar a castrar essas meninas.’
Além disso, sugeriu a imposição de um limite de no máximo dois filhos por família, propondo a elaboração de uma Lei na Câmara para isso. Ele também defendeu a criação de um projeto em âmbito federal, estadual e municipal para controlar o nascimento de crianças.
É importante destacar que, ao colocar toda a responsabilidade da gravidez exclusivamente sobre as mulheres, o Prefeito cerceia o direito de escolha da classe trabalhadora, não levando em consideração o acesso à educação e à saúde.
Para nós, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), esse discurso não é uma manifestação isolada, mas está alinhado com o crescente estímulo de práticas autoritárias e preconceituosas que tem subsistido em nossa sociedade por muito tempo.
O discurso do Prefeito Mário Esteves, que foi expulso do Partido Solidariedade após esse episódio, reflete o pensamento das antigas oligarquias cafeeiras escravocratas do Vale do Paraíba. Essas oligarquias tratavam de forma desumana os escravizados e os povos originários, que foram exterminados.
Infelizmente, esse mesmo tratamento persiste em relação aos trabalhadores e trabalhadoras da região, onde a violência não é apenas discursiva, mas uma prática cotidiana por parte dos atuais herdeiros dos Barões do Café.
Expressamos nossa total solidariedade às mães de Barra do Piraí e às mulheres da região Sul Fluminense, defendendo o direito à maternidade e ao parto seguro.
Toda solidariedade às mães de Barra do Piraí!
Toda solidariedade às mulheres de Barra do Piraí!
Pelo direito à maternidade e ao parto seguro!
Partido Comunista Brasileiro