Repúdio à violência policial e ao racismo!

Comitê Regional do PCB – Ceará

Na madrugada do dia 12 de março, a Polícia Militar do Ceará assassinou o jovem Taian Costa, de 27 anos, enquanto este trabalhava como vendedor ambulante na Praia de Iracema. Ceifado pelo poder institucional do Estado, Taian foi abordado sob a alegação de um mandado de prisão, do qual ele não tinha conhecimento e reivindicou um advogado.

Já algemado, em um momento de desespero, Taian correu em direção ao mar, obviamente sem condições concretas de escapar, considerando as algemas em suas mãos. O policial, sem ressalvas, disparou quatro tiros, um deles tirando a vida do rapaz. Tudo aconteceu na frente das pessoas que estavam ao redor, que viram o corpo de Taian ser retirado do mar como se fosse um animal qualquer.

Tal caso mostra como a polícia militar representa o principal instrumento de repressão contra a juventude negra, periférica e trabalhadora. Instrumento, pois não é a causa, é o aparato pelo qual a estrutura, a institucionalidade capitalista se utiliza para exterminar, simbólica e concretamente, a vida e a humanidade de grupos sociais intencionalmente marginalizados. Ser comunista é jamais banalizar ou naturalizar as diversas formas de opressão e desumanização.

Diante disso, o PCB e seus coletivos pedem justiça para Taian e prestam solidariedade à família, amigos e entes queridos, reafirmando sempre que só a luta muda a vida.

Categoria
Tag