Toda solidariedade ao camarada Glauber!

Nota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

O Partido Comunista Brasileiro – PCB vem externar seu mais veemente repúdio à sistemática ação persecutória exercida por indivíduos e grupos da extrema direita contra o camarada Glauber Braga, com a intenção explícita de interromper o mandato do mais combativo deputado no Brasil, cuja atuação na Câmara dos Deputados se destaca na defesa dos interesses da classe trabalhadora, pela manutenção e ampliação dos direitos políticos e sociais dos setores populares, pelas liberdades democráticas e no combate firme aos ataques da burguesia brasileira e do imperialismo ao nosso povo.

Não é de hoje que os fascistas do MBL se utilizam de ameaças e polêmicas públicas como tática de agitação e autoconstrução. Virou rotina militantes dos movimentos populares e das organizações de esquerda serem perturbados por liberais e por elementos da extrema direita, para provocar uma reação e isto viralizar nas redes sociais. No caso recente sofrido por Glauber Braga, foram diversas perseguições e provocações em espaços públicos e, no dia 16 de abril, no interior do Câmara Federal, cujo corpo de segurança permitiu a ação do fascista, sem incomodá-lo em momento algum. A resposta de Glauber se deu à altura, pois com fascista não tem conversa, ainda mais quando se utilizam de recorrentes insultos pessoais e à família do deputado.

A democracia burguesa é um modelo que não nos serve enquanto classe! A opressão contra as organizações da esquerda revolucionária e contra a classe trabalhadora no geral é recorrente e continuará acontecendo enquanto o poder popular não estiver vigente. A burguesia utiliza e seguirá utilizando a repressão estatal para tentar derrubar Glauber de sua posição, inclusive por meios legais. Há uma evidente estratégia dos representantes da classe dominante e da extrema direita no Congresso Nacional para cassar o mandato de Glauber e, com isso, buscar calar os próprios movimentos populares que ele representa muito bem. Agora é a hora em que devemos mostrar nossa força, impor nossas demandas e impedir que tal fato aconteça, organizando uma ampla campanha nacional em defesa do mandato e das lutas desenvolvidas por Glauber e por todos/as aqueles/as que se colocam firmemente ao lado dos interesses e necessidades da classe trabalhadora.

O PCB expressa sua plena solidariedade com o camarada Glauber Braga e apoia suas ações! O MBL, assim como qualquer outro agente da burguesia e do fascismo, continuará com sua estratégia de tentar deslegitimar e desmotivar a organização da classe trabalhadora e nossas lutas. Não há diálogo possível com fascista! Não há diálogo com quem defende a criação do partido nazista no Brasil! Não há diálogo com quem é contra a criminalização de uma ideologia de extermínio! Não há diálogo com quem ataca sistematicamente as liberdades democráticas e os direitos da classe trabalhadora e dos setores populares!

TODA SOLIDARIEDADE AO CAMARADA GLAUBER!
DEMOCRACIA DE VERDADE É O PODER POPULAR!
FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

Comissão Política Nacional do PCB