Todo apoio ao Cacique Luíz Katu!
Comitê Regional do PCB RN
Nesta quinta-feira, dia 09 de maio, uma das principais lideranças indígenas potiguares, e também do Brasil, o Cacique Luiz Katu, sofreu uma séria tentativa de intimidação que atenta contra a sua vida.
A denúncia foi feita, em vídeo, pelo próprio Cacique na tarde do mesmo dia. Luiz Katu relatou que dois homens, de carro, pararam em frente ao portão da residência onde estava a esposa do seu irmão e adentraram sem permissão. Segundo ele conta, intimidaram-na para que confirmasse que Luiz morava naquela residência. Ao não terem a informação confirmada, os dois sujeitos saíram às pressas.
A destacada liderança indígena e Cacique do Povo Potiguara da Aldeia Indígena do Katu vem, de maneira corajosa e consequente, denunciando a retirada ilegal de madeira com destino às madeireiras, bem como as derrubadas de áreas de mangabeiras, para aumento ilegal de canaviais.
Uma das mais recentes ações de desmatamento, e que ganhou ampla repercussão através da denúncia que Luiz realizou a partir da identificação por seus parentes, ocorreu no início do mês passado, quando, ilegal e criminalmente, foi desmatada uma área equivalente a dez campos de futebol. Esta área continha uma plantação de mangabas, estava localizada numa Área de Proteção Ambiental e num território tradicionalmente deste povo indígena. A partir da denúncia, a Polícia Federal indiciou dois empresários.
Por causa da sua firme atuação política em defesa da Aldeia Katu e do Povo Indígena, o Cacique Luiz Katu já sofreu diversas ameaças, tentativas de emboscada e de intimidação. Desta vez, em função do seu histórico, ele fez um boletim de ocorrência, acionou o Ministério Público Federal e solicitou a inclusão no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas.
O Partido Comunista Brasileiro vem a público manifestar, de modo enfático, o seu completo apoio e solidariedade ao Cacique Luiz Katu. Na mesma medida, repudiamos as sistemáticas investidas para tentar calar a sua voz e o seu protagonismo nas lutas sociais.
O PCB está junto com a Aldeia Indígena do Katu e seu Cacique.
Fascistas não passarão!
Viva o nosso camarada Cacique Luiz Katu!