FALECIMENTO DO SÉRGIO MIRANDA

Hoje pela manhã o ex- deputado federal pelo Estado de Minas Gerais, Sérgio Miranda, faleceu em Brasília por decorrência de uma pancreatite aguda.

Sérgio Miranda foi deputado federal por quatro mandatos seguidos, exercendo com afinco e compromisso de classe um mandato a serviço das lutas populares e dos interesses da classe trabalhadora.

Sempre cotado entre os 10 melhores parlamentares nos períodos em que esteve no Congresso, sendo referência nacional em questões relativas à Previdência Pública, Miranda foi figura de destaque nas batalhas contra os processos de privatizações dos Governos FHC e não se esquivou em denunciar as traições políticas do Governo Lula durante a Reforma da Previdência em 2005 e a consecutiva perda de direitos ao funcionalismo.

Ainda nesse mesmo ano entrou em rota de coalizão contra o CC de seu ex-partido ( PCdoB) quando do debate do reajuste do salário mínimo, estando ao lado das posições que defendiam um aumento maior e possível, ao que o Ministério da Economia propunha.

Ao longo de mais de 40 anos de vida política, Miranda esteve comprometido com a construção da democracia e da defesa do patrimônio público e dos direitos trabalhistas, além de sua reconhecida militância internacionalista e de solidariedade aos povos em luta.

Foi fundador da Associação Cultural José Marti nos anos 80 e liderou os atos contra as privatizações do sistema siderúrgico no período do governo Itamar.

Militante comunista desde os anos 60, figurou com destaque entre aqueles que lutaram contra a Ditadura Militar.

Após sua ruptura com o PCdoB, Sérgio Miranda participou da articulação e da presidência do Fórum de Unidade Comunista, ao qual o PCB além da Refundação Comunista e da Corrente Comunista Luis Carlos Prestes, também participaram.

O PCB solidariza com seus familiares e presta em nota todas as homenagens a esse grande camarada e homem público que por tantas vezes prestou relevantes serviços aos trabalhadores, à solidariedade internacional e a luta pela construção do socialismo no Brasil.

Camarada Sérgio Miranda, Presente!

Categoria