AN decide que o Presidente Chávez tomará posse quando recuperar sua saúde

Presidente Chávez solicita o adiamento do ato de posse

 

CARACAS, 8 de janeiro.— Hoje, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, solicitou à Assembleia Nacional o adiamento para uma data posterior a 10 de janeiro para a posse do cargo, conforme o artigo 231 da Constituição.

Em uma missiva dirigida ao presidente do parlamento, Diosdado Cabello, e que foi lida no plenário, o Vice-presidente Executivo, Nicolás Maduro, expôs os argumentos do mandatário.

Abaixo, o texto íntegro do documento, transmitido pela Prensa Latina:

Caracas, 8 de janeiro de 2013

Cidadão Deputado Diosdado Cabello Rondón, presidente da Assembleia Nacional:

Estimado compatriota e camarada, com uma cordial saudação, tenho a felicidade de me dirigir a esse honorável corpo legislativo, na ocasião de fazer-lhe chegar meus melhores desejos para um ano 2013 abundante em conquistas pelo desenvolvimento de nossa pátria.

Em nome do presidente da República Bolivariana da Venezuela, comandante Hugo Rafael Chávez Frías, lhe faço chegar seu sentido agradecimento pela autorização constitucional que a Assembleia Nacional lhe outorgou, em 9 de dezembro de 2012, por decisão unânime de sua plenária, graças a qual se encontra na cidade de Havana, após submeter-se à importante intervenção cirúrgica, sobre a qual o país vem sendo constantemente informado.

Sobre este particular, o comandante Presidente pediu para informar que, de acordo com as recomendações da equipe médica, que vela pelo restabelecimento de sua saúde, o processo de recuperação pós-cirúrgica deverá estender-se para além do dia 10 de janeiro do corrente ano, motivo pelo qual não poderá comparecer nessa data ante a Assembleia Nacional, constituindo um irrefutável motivo de força maior, pelo qual se invoca o artigo 231 da Constituição da República Bolivariana da Venezuela, a objeto de formalizar, em data posterior, a posse correspondente diante do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).

Agradecendo de antemão a atenção dada por você à presente comunicação, faço propícia a ocasião para expressar-lhe meu sentimento de estima e consideração.

Que viva Chávez!

Nicolás Maduro Moros, Vice-presidente Executivo

Fonte: http://www.granma.cubaweb.cu/2013/01/09/interna/artic15.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)


Leia também: