Raúl Castro encabeçou gigantesca manifestação em Havana

A Praça da Revolução, na capital cubana, foi testemunha de uma gigantesca manifestação pelo Dia Internacional dos Trabalhadores, dedicada este ano à homenagem do recém-falecido presidente venezuelano Hugo Chávez Frías.

Dois cartazes presidiram o desfile, os do líder da classe trabalhadora cubana, Lázaro Peña, e o do recém-falecido Comandante Hugo Rafael Chávz Frías, presidente do povo irmão da Venezuela, em cuja homenagem o desfile pelo Primeiro de Maio deste ano se dedica especialmente.

A manifestação, que abarcou vários quilômetros de extensão ao longo das principais avenidas da cidade, também ocorreu em todas as capitais provinciais do país.

Representantes de múltiplas organizações e movimentos solidários com Cuba se somam às celebrações em diversas localidades do país.

Às marchas, somam-se também milhares de estudantes estrangeiros que cursam diferentes estudos em Cuba, vestindo trajes típicos e agitando bandeiras de seus países.

Somente na capital, mais de 1.500 estudantes de 98 países, em representação da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), integraram o bloco de 50.000 jovens que, na Praça da Revolução, fecha a colorida marcha pela festa do trabalho.

Vestidos com roupas em que predominam as cores da pátria, um coro ecoa em centenas de lugares das capitais e dos municípios: Chávez vive, a luta segue!, em homenagem àquele que doou até o último momento de sua vida à Revolução Bolivariana e é e sempre será irmão inseparável dos filhos de Martí e Fidel.

É a festa pelo Dia Internacional dos Trabalhadores e ocasião excepcional para reafirmarem a decisão irrenunciável daqueles, com orgulho de sobra, defendem as conquistas revolucionárias e, como tarefa, intervém na atualização do modelo econômico cubano, sem pressa, porém sem pausa, cada vez mais imbuídos do indispensável que resulta fazê-lo com ordem, disciplina e exigência.

(Com informação do Granma e Juventud Rebelde).

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=09NstqUGc0U

http://www.youtube.com/watch?v=VWGw02Uk0Mo

http://www.youtube.com/watch?v=1sioyZEBU8o