Mais uma sobre as “multas” às grandes empresas

Não se deixe enganar quando ouvir algum representante do Governo Federal vociferar contra o péssimo atendimento das operadoras de telecomunicações – mas também de saúde, por exemplo – e anunciar multas e outras medidas. É só encenação para a população.

A Anatel recebeu 2,3 milhões de reclamações em 2012. Um dos principais problemas para os consumidores de telefonia móvel, fixa e de TV por assinatura foi a cobrança. Os clientes também se mostraram insatisfeitos com a internet móvel. E, no caso da TV paga, com a dificuldade de cancelamento do serviço. Só 53,6 mil famílias contavam com a nova versão do telefone fixo destinado à população de baixa renda, o “telefone social”, vergonhoso 0,24% da meta (22 milhões de famílias em três anos).

Das reclamações, quase 1 em 1000 virou processo, com apenas 4% de dinheiro arrecadado. Convenhamos: por que as empresas iriam se preocupar com a população? Afinal, o Governo, a Anatel e a Justiça são tão complacentes…