Coronavírus: Socialismo x Capitalismo
Por Nicholas Ayala no sítio Anticonquista em 28/03/2020
Traduzido por Leonardo Griz Carvalheira
A pandemia de coronavírus tem demonstrado a superioridade do socialismo sobre o capitalismo ao lidar com as crises. As nações socialistas estão fazendo muito mais no combate a essa pandemia em comparação com suas contrapartes capitalistas. O caso de Cuba nos fornece um dos melhores exemplos. Como mencionamos recentemente em outro artigo (1), Cuba foi a única nação a aceitar em seus portos um cruzeiro britânico com pacientes com coronavírus a bordo. Desde então, enviou equipes de médicos e enfermeiros para Itália, Nicarágua, República Dominicana, Venezuela e outras nações para ajudá-las no combate ao vírus (2). Um medicamento desenvolvido em Cuba, o Interferon Alfa-2b, já ajudou milhares de pessoas a se recuperarem do coronavírus (3).
Esses heróis são uma prova do que os 60 anos da revolução tornaram possível, apesar dos enormes esforços do império mais poderoso e violento da história da humanidade. ¡Patria o muerte! ¡Venceremos! (4)
Em Cuba, há duas mortes registradas e 80 casos confirmados, segundo os últimos números (5). O Partido Comunista de Cuba realizou um grande esforço para monitorar e tratar esses pacientes com cuidados de qualidade (6). Compare isso com os Estados Unidos, que nem sequer fornecem uma estimativa de quantos ventiladores, máscaras e outros itens essenciais estão precisando (7). Cuba está, sem dúvida, desempenhando um papel de liderança em nossa luta contra essa pandemia. A ilha do Caribe está fazendo isso, apesar de sancionada, bloqueada, isolada e excluída por décadas pelas nações do Primeiro Mundo.
“Qualquer hóspede que não se sinta bem para viajar receberá assistência médica em Cuba, de acordo com Fred Olsen #CubaIsGreat bit.ly/2UmQ7hU” (8)
Na Venezuela, o governo bolivariano está fazendo um grande esforço para mitigar o impacto do vírus e atender às necessidades das pessoas durante esses tempos difíceis. O presidente Nicolás Maduro suspendeu os pagamentos de aluguel e prometeu pagar aos trabalhadores do governo e das pequenas e médias empresas pelos próximos seis meses (9). Enquanto isso, as Forças Armadas Bolivarianas começaram a distribuir cestas básicas para as famílias (10). Essas medidas foram tomadas rapidamente, sob a pressão de sanções genocidas que limitam o acesso da Venezuela a suprimentos médicos essenciais.
“Bloquear comida e remédios para um povo como o venezuelano, nobre e amante da paz, em meio a uma pandemia é um crime contra a humanidade. Diante disso, faremos nosso trabalho junto ao povo. Solidariedade, solidariedade e mais solidariedade. #LasSancionesSonUnCrimen” (11)
Há muito a ser dito sobre a resposta do Vietnã também. Apesar de fazer fronteira com a China, onde o surto começou, o Vietnã conseguiu ter menos de 200 casos com nenhuma morte. Mobilizou rapidamente os profissionais de saúde aposentados e respondeu cedo quando a China começou a ver seus casos aumentarem. O Vietnã desenvolveu um kit de teste barato (12), que é muito eficaz e agora está sendo usado por 20 países. Por fim, o governo distribuiu refeições para a população em quarentena, em um esforço para conter a aglomeração nos mercados (13).
“O governo do Vietnã respondeu à pandemia de #coronavirus oferecendo refeições saudáveis e gratuitas para a população em área de quarentena e mantimentos e itens gratuitos para bairros inteiros em confinamento”. (14)
A resposta dos países socialistas a esta crise é infinitamente melhor do que a que estamos vendo nos capitalistas. Na Colômbia, milhares de pessoas protestaram em resposta à quarentena do governo por temerem que não seriam capazes de se alimentar em meio à crise (15). O Brasil está testemunhando um aumento massivo de casos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro se recusa a fazer qualquer coisa pelo povo e minimiza a gravidade da pandemia.
“Alguns países com economias fortes implementam programas sociais para apoiar os bolsos mais frágeis durante o confinamento obrigatório para o novo coronavírus. Mas na Colômbia, muitos têm medo do futuro. Neste protesto em Bogotá, o grito foi: ‘estamos com fome’”. (16)
No norte, os Estados Unidos ofereceram grandes resgates a Wall Street como parte de seu pacote de estímulo de mais de US$ 2 trilhões, apenas para ver as ações quebrarem novamente (17). Depois de superar todos os outros países em termos de casos confirmados, tornando-se o epicentro da pandemia, o governo dos EUA conseguiu recentemente aprovar uma lei. Faz o mínimo necessário para ajudar seu povo, enquanto fornece bilhões de dólares às corporações e aos ricos. Enquanto fazem pouco ou nada do dever de casa, os Estados Unidos também estendem sua malevolência a outras nações que combatem o coronavírus, impondo mais sanções genocidas. Este é verdadeiramente um ato maligno, que não será esquecido pela história.
“Enquanto lutamos para sobreviver à pandemia de #coronavírus, não podemos esquecer de nos opor às sanções imperialistas. As sanções tornam mais difícil para as nossas irmãs e irmãos no Sul Global obterem os remédios e equipamentos de que precisam. #SanctionsKill”. (18)
No Reino Unido, também estamos testemunhando os desastres do capitalismo. Originalmente, o primeiro ministro Boris Johnson propunha imunidade de rebanho; em outras palavras, sacrificar uma parte da população em vez de prejudicar a economia, como uma maneira “eficaz” de combater o vírus (19). Muito rapidamente, o governo do Reino Unido teve que repensar essa ideia e começou a levar a crise a sério. O próprio Johnson testou positivo para coronavírus. No entanto, após quatro décadas de subfinanciamento do sistema nacional de saúde, o país está mal equipado para lidar com o aumento contínuo de casos. Faltam kits de teste disponíveis para hospitais e agora o Reino Unido está lidando com as consequências de sua inação inicial (20).
“Sabemos que o #NHS [Sistema Nacional de Saúde] está enfrentando uma escandalosa escassez de equipamentos #Coronavirus. A rejeição do Primeiro Ministro da Iniciativa de Compras Conjuntas da União Europeia para ventiladores e equipamentos de proteção mostra que ele deseja o #Brexit antes da vida das pessoas.https://t.co/r4iRqfR7EF” (21)
O que a pandemia de coronavírus nos mostrou é que há uma diferença entre governar para o povo e governar por lucro. Dizem aos que vivem nos países capitalistas que suas vidas e saúde e a saúde de sua família e amigos devem ficar em segundo lugar depois do bem-estar dos ricos. Os capitalistas estão admitindo abertamente que estão dispostos a sacrificar pessoas para garantir que não percam seus lucros. Embora isso possa ser deprimente ou causar desespero, devemos lembrar que existe uma alternativa socialista.
“O que os Estados Unidos da América querem destruir na Venezuela? A oportunidade de uma resposta socialista à pandemia global do COVID. Leia – https://t.co/syOpiwfARp #WhoPaysForCovid. Siga @Antiimperial20 para mais informações” (22)
Enquanto os capitalistas seguem sacrificando suas próprias populações, as nações socialistas estão salvando vidas em todo o mundo. Estão arriscando sua saúde para ir às áreas mais afetadas e ajudar os necessitados. Estão agindo rapidamente porque estão cientes dos perigos que esse vírus apresenta ao seu povo e ao mundo como um todo. Há otimismo em ver como as nações socialistas sob extrema pressão econômica se mobilizaram para priorizar a saúde pública em detrimento do lucro. Sua disposição em se sacrificar, construir solidariedade internacional e estender a mão aos mais necessitados deve nos incentivar e inspirar a ajudar nossas próprias comunidades.
1) https://anticonquista.com/2020/03/20/socialist-optimism-in-the-times-of-corona
2) https://www.youtube.com/watch?v=mywNNl7bN2E
3) http://en.granma.cu/cuba/2020-03-17/biocubafarma-guarantees-production-of-22-medications-for-the-treatment-of-covid-19
4) Tuíte com vídeo de Dan Cohen https://twitter.com/dancohen3000/status/1241841266788388870
“Médicos cubanos chegam na Itália para ajudar na luta contra o coronavírus”
5) https://www.washingtonpost.com/graphics/2020/world/mapping-spread-new-coronavirus/
6) https://en.wikipedia.org/wiki/Communist_Party_of_Cuba
7) https://www.youtube.com/watch?v=DjhtkX-5i94
8) Tuíte com link e imagens do Granma: https://twitter.com/Granma_English/status/1240640106400288769)
9) https://twitter.com/maduro_en/ e https://venezuelanalysis.com/news/14819
10) https://twitter.com/NicolasMaduro/status/1242176869438574602
11) Tuíte com video de Vladimir Padrino L.: https://twitter.com/vladimirpadrino/status/1242128573063888897
12) https://e.vnexpress.net/news/news/20-countries-territories-order-covid-19-test-kits-made-in-vietnam-4070785.html
13) https://twitter.com/redfishstream/status/1238584988838363136
14) Tuíte com imagem do redfish: https://twitter.com/redfishstream/status/1238584988838363136
15) https://www.youtube.com/watch?v=6hgAls2WEnU
16) Tuíte com vídeo da Al Jazeera Plus Español: https://twitter.com/ajplusespanol/status/1243039980584239105
17) https://www.politico.com/news/2020/03/25/whats-in-stimulus-package-coronavirus-149282
18) Tuíte com imagem do ANTICONQUISTA: https://twitter.com/ANTICONQUISTA/status/1242196960850796544
19) https://www.cnn.com/2020/03/27/uk/uk-boris-johnson-coronavirus-gbr-intl/index.html
20) https://www.nytimes.com/2020/03/24/world/europe/uk-coronavirus-tests-profiteering.html
21) Tuíte com link de Bell Ribeiro-Addy MP: https://twitter.com/BellRibeiroAddy/status/1243206075232309249
22) Tuíte com vídeo de Vijay Prashad: https://twitter.com/vijayprashad/status/1243540975034732544
FONTE: