Moscou: comunistas conquistam vitória eleitoral

imagemOLHAR COMUNISTA

O Partido Comunista da Federação Russa – PCFR – conquistou treze cadeiras no Parlamento de Moscou na eleição de domingo, oito de setembro. Na legislatura anterior, o PCFR detinha cinco cadeiras. Os partidos que apoiam o governo Putin sofreram um grande revés, ao perder um terço de suas trinta e oito cadeiras (de um total de de 45) cadeiras, de acordo com resultados provisórios divulgados pelo jornal O Globo, de nove de setembro. O Partido Rússia Justa, também de oposição, entra no Parlamento com três deputados. A eleição teve uma taxa de participação de 21,77%, um pouco acima da taxa registrada da vez anterior, e aconteceu após uma leva de protestos, convocados pela oposição, contra a situação econômica e social e também contra o padrão autoritário e repressivo de exercício do poder que caracteriza o governo atual da Rússia.

A eleição de Moscou demonstra, claramente, a insatisfação dos eleitores russos com os rumos do país, pois o governo Putin, ainda que exercite uma política externa independente, fazendo claro contraponto aos Estados Unidos em questões como a da defesa da soberania da Venezuela, da Síria e de Cuba, entre outros exemplos, e mesmo tendo declarado recentemente sua oposição ao neoliberalismo, não combate o capitalismo, razão pela qual não consegue superar os níveis elevados de desemprego e a deterioração das garantias sociais em curso no país, um processo que recrudesce desde a queda da União Soviética e a consequente restauração do capitalismo na Rússia e demais repúblicas que compunham a URSS.

O avanço eleitoral dos comunistas se deve não apenas à postura combativa e coerente do PCRF e de outras formações político-partidárias do campo comunista e socialista russo em defesa das liberdades democráticas de expressão e organização, do emprego, dos direitos e garantias sociais para todos, como também da memória das inúmeras conquistas obtidas pela classe trabalhadora ao longo da era socialista, como o pleno emprego, a garantia plena de moradia, educação, saúde, acesso à cultura e muitas outras. O resultado eleitoral do PRCF faz com que, na pauta da luta política dos trabalhadores russos, reafirme-se a proposta e consolide-se a percepção da necessidade da reconstrução socialista no país.

Secretaria de Relações Internacionais do PCB