Fundação Dinarco Reis dá novo passo pela organização da memória do PCB
A Fundação Dinarco Reis, fundação partidária do Partido Comunista Brasileiro (PCB), deu novo e importante passo pela preservação da memória dos comunistas brasileiros. A entidade enviou solicitação, junto aos arquivos e bibliotecas públicas, de cópias – mesmo que digitais – de todo e qualquer material produzido pelo Partido e que hoje se encontra sob guarda destas instituições; bem como de material produzido sobre o PCB, suas instâncias partidárias e seus militantes.
Em carta endereçada às entidades, a Fundação afirma:
“Ao longo de sua história, o PCB passou a maior parte de seu tempo na clandestinidade, sob forte cerco policial.
Nesses 91 anos de existência, o PCB, suas instâncias partidárias e seus militantes foram por muitas vezes obrigados a se desfazer de seus arquivos internos, de sua produção jornalística, de seus materiais de agitação e propaganda, como panfletos e cartazes. Por força de outras situações, como as prisões e invasões e fechamento de sedes e gráficas do Partido,. o PCB teve quantidade considerável de sua história posta sob custódia do Estado, em circunstâncias de repressão”.
De acordo com a solicitação, o material recolhido também servirá para que o PCB envie, para a Comissão Nacional da Verdade, relatório organizado sobre a repressão ao Partido.