PPS, PARTIDO DA DIREITA BRASILEIRA

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público denunciar o estelionato político praticado pelo Partido Popular Socialista (PPS) em seu programa veiculado em cadeira nacional de rádio e televisão no último dia 27 de junho. Esta agremiação, que hoje assume o papel de representar a oposição de direita ao governo Dilma, inclusive participando de coligações com o PSDB e o DEM nos processos eleitorais dos últimos anos, apresentou-se como “PCB-PPS”, tentando passar ao público a falsa impressão de ser o sucedâneo político do PCB e de estar comemorando 91 anos de existência.

Cabe lembrar que, no ano de 1992, os atuais dirigentes do PPS empreenderam ação liquidacionista contra o Partido Comunista Brasileiro, sobre quem afirmavam tratar-se de um “cadáver insepulto”, no contexto da crise mundial do socialismo e da queda da União Soviética e do Leste Europeu. Organizaram um congresso fajuto, com a participação de delegados não pertencentes aos quadros do PCB e decidiram pela criação de um novo partido, o PPS. Paralelamente a essa descarada traição, os verdadeiros comunistas organizamos a resistência à tentativa de destruir nosso partido e, desde então, mantemos vivo o PCB, como um partido legalmente registrado junto ao TSE e, muito mais importante do que isso, presente nas lutas dos trabalhadores brasileiros na defesa dos seus direitos, contra os ataques do capital e em prol da construção do Poder Popular e do Socialismo.

Os traidores do PPS, que não tiveram coragem de dizer que encontram-se em processo de fusão com o PMN para virar MD (Movimento Democrático), tentam, com este programa político, tirar proveito do prestígio conquistado pelos comunistas do PCB por nossa atuação coerente nas últimas décadas, quando, em nenhum momento, abandonamos os caros princípios revolucionários que regem nossa ação, baseados na teoria marxista-leninista e na prática cotidiana ao lado das lutas dos trabalhadores brasileiros. Nossa oposição aos governos petistas, ao contrário do PPS, não se dá por motivações oportunistas, tampouco pelo interesse de ocupar cargos na administração pública, menos ainda para tentar sequestrar o Estado em benefício dos grandes capitalistas que porventura não se sintam representados pelo governo do PT.

O PCB é oposição porque o PT e seus aliados preferiram estabelecer os acordos de cúpula com os grupos fisiológicos, corruptos e conservadores, para governar em favor dos bancos, do agronegócio e dos setores mais dinâmicos do capitalismo monopolista no Brasil, avançando nas privatizações, no desmonte dos serviços públicos, da Saúde e da Educação, aprofundando o ataque aos direitos dos trabalhadores, deixando migalhas às camadas populares e permitindo a criminalização dos movimentos sociais. No caminho oposto ao do PPS e dos outros partidos de direita no Brasil, lutamos pela formação de uma grande Frente Anticapitalista e Anti-imperialista, capaz de reunir todas as forças políticas e populares para as lutas contrárias ao sistema capitalista e aos seus efeitos danosos sobre a população, no caminho da construção da sociedade socialista.

O PCB, através de sua Comissão Política Nacional, anuncia que adotará as providências cabíveis e necessárias, junto à Justiça Eleitoral, contra o estelionato político praticado pelo PPS.

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2013

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB)

Comissão Política Nacional.