Muita emoção na entrega da Medalha e Inscrição no Livro do Mérito

Gramado, 10 de setembro de 2013.

Um ponto alto da cerimônia de abertura da 70ª Soea, na segunda-feira (9), foi a entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua a 24 personalidades que gravaram seus nomes na história do desenvolvimento tecnológico nacional. Um momento especial foi quando do anúncio da homenagem, in memoriam, ao engenheiro militar Luiz Carlos Prestes, uma indicação dos Creas de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Os mais de três mil participantes, de pé, aplaudiram com emoção e reconhecimento ao trabalho realizado pelo Cavaleiro da Esperança. O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, entregou a homenagem a Anita.

Ao falar em nome dos homenageados reconhecidos in memoriam, a historiadora Anita LeocádiaPrestes, filha de Luiz Carlos Prestes, demonstrou toda sua alegria pela homenagem. “Estou muito emocionada. Quero agradecer em nome de todos os homenageados, em especial a homenagem concedida ao meu pai. Um grande brasileiro, comunista e engenheiro que trabalhou em vários países: Brasil, Bolívia, Argentina, Uruguai e União Soviética”, destacou.

“Ele foi um engenheiro de grande competência profissional. No início dos anos 20, ele já se preocupava com as condições de vida daqueles trabalhadores. Trabalhou para que eles fossem alfabetizados, por isso criou escolas, onde ele mesmo dava as aulas. Prestes se preocupava com as condições de vida, organizando as relações de trabalho para que fossem mais humanas. É de extrema importância que o Confea tenha resgatado a memória desse engenheiro brasileiro e que essa memória sirva de exemplo para as novas gerações de engenheiros”, ressaltou Anita Prestes.

Galardoados – 2013 – Medalha do Mérito

Eng. Civil Otávio Pinto Batista Filho (Crea-AC)

Eng. Agrônomo Valter José Matielo (Crea-ES)

Clube de Engenharia de Goiás (Crea-GO)

Eng. Mecânico Marcelo Mendes Vieira (Crea-MT)

Eng. Químico Thompson Fernandes Mariz (Crea-PB)

Geólogo Evenildo Bezerra De Melo (Crea-PE)

Eng. Civil José Rodolfo De Lacerda (Crea-PR)

Eng. Civil Gilberto Mascarenhas Barbosa Do Valle (Crea-RJ)

Eng. Agrônomo Dirceu Severo Vieira (Crea-RS)

Eng. Civil Renato Genovez (Crea-SC)

Eng. Agrônomo Pedro de Araújo Lessa (Crea-SE)

Eng. Eletricista Paulo Eduardo De Queirós Mattoso Barreto (Crea-SP)

Eng. Industrial e Eletricista Sandoval Carneiro Júnior (ABENGE)

Homenageado– 2013 – Livro do Mérito

Eng. Industrial Leon Herszon (Crea-AM)

Geóloga Maria Da Glória Da Silva (Crea-BA)

Eng. Eletricista e Mecânico Joel Mendes Pinto (Crea-DF)

Eng. Agrônomo Arlindo de Paula Gonçalves (Crea-MG)

Eng. Agrônomo Ruy Schardong (Crea-MS)

Eng. Mecânico Francisco Peregrino de Albuquerque Montenegro Neto (Crea-PB)

Eng. Militar Luiz Carlos Prestes (Crea-PE)

Eng. Eletricista José Ribeiro De Souza (Crea-PR)

Eng. Civil Américo Maia De Vasconcelos Netto (Crea-RJ)

Eng. Mecânico e Eletricista Fulvio Celso Petracco (Crea-RS)

Eng. Civil Celso Luiz Rodrigues (Crea-SP)

Kele Gualberto e Ondine Bezerra

ASC do Crea-PE

Homenagem a Prestes emociona plateia na abertura da 70ª SOEA

Cerca de três mil profissionais da área tecnológica nacional participaram da cerimônia de abertura da 70ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), nesta segunda, 9, em Gramado (RS). A recepção foi feita pela Orquestra Sinfônica de Gramado. Os participantes conheceram um pouco da cultura regional do Rio Grande do Sul e se emocionaram com a entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea  e Mútua.

O ponto alto da festa foi a homenagem póstuma ao engenheiro militar gaúcho Luiz Carlos Prestes, um dos agraciados com as honrarias do Sistema Confea/Crea destinadas às personalidades que gravaram seu nome na história do desenvolvimento tecnológico nacional. Falando em nome do pai, Anita Leocádia foi demoradamente aplaudida de pé por toda a plateia.

O tema central desta edição é “Legislação aperfeiçoada: Valorização profissional e segurança à sociedade”. O presidente do CREA-R J, Agostinho Guerreiro, e o conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, Arciley Alves Pinheiro, estavam no palco do evento.

Tema amplo

De acordo com o presidente Agostinho Guerreiro, o tema desta Soea é específico e ao mesmo tempo amplo. “O Brasil discutiu este tema. Hoje nós temos uma visão mais clara da legislação que está tramitando e esta Soea vai fazer uma consolidação para que possamos criar mecanismos para trabalhar no Congresso Nacional e criar resultados. A recém criada Frente Parlamentar é mais uma forma de melhorar a qualidade do nosso Sistema”, acrescentou o presidente.

Para o conselheiro federal Arciley Alves Pinheiro, o momento é importante para que algumas definições aconteçam. “A saída dos arquitetos vai fazer com que a nossa lei seja readaptada. A situação dos técnicos, que precisa ser resolvida, e a vinda de profissionais estrangeiros para o país são assuntos que devem ser discutidos, para que se tomem posições que devem ser enfrentadas com muita dedicação e resolução, para que o Sistema apare estas arestas e pontos de conflitos existentes nas categorias representadas no Sistema”, disse Arciley.

Com foco na modernização do marco legal do Sistema, tema do 8º CNP – o presidente do Confea, José Tadeu, convidou os participantes a integrarem a mobilização das lideranças junto ao Legislativo. “Chegou a hora de avançarmos. E por ocasião dos 80 anos do Sistema, convido a todos para participarem da sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que será realizada no próximo dia 11 de dezembro. Essa sessão bicameral comemorativa representa o reconhecimento do Legislativo à importância da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

O anfitrião da 70ª Soea, Luiz Alcides Capoani, presidente do Crea-RS, lembrou o momento pelo qual passa o País, quando “a sociedade clama por mudanças estruturais na qualidade dos serviços públicos”, ressaltando que o conhecimento, a formação adequada, a capacidade tecnológica e a criatividade são pilares fundamentais na construção de um futuro melhor para o País.  “Nossas profissões se caracterizam pelo interesse social e humano e pela aplicação prática do conhecimento especializado aliado ao bom senso, que nos faz criar diariamente e trabalhar para a sociedade”.

Claudio Calheiros, diretor-presidente da Mútua, parabenizou o Confea e o Crea-RS pela realização da Soea que, em sua 70ª edição, comprova sua tradição e sucesso, e reforça ser o principal evento do calendário de atividades do Sistema. Falou do orgulho da Mútua de apoiar a Semana Oficial e participar do CNP, especialmente neste momento, em que também a legislação da Mútua será discutida.

Agostinho Guerreiro e o Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito

Ayres Britto

O Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito, um dos convidados especiais à cerimônia de abertura, é um dos palestrantes do segundo dia da Soea, Ele fala sobre “Ética e moral sustentável”. “É um encontro oportuno que tem tudo a ver com o desenvolvimento do pais e com a ciência e tecnologia. Vou falar sobre ética na politica, ética nas profissões e no direito. Estou muito feliz de participar deste histórico evento”.

Homenagem a Luiz Carlos Prestes

O ponto alto da cerimônia de abertura da 70ª Soea foi a entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua a 24 personalidades que gravaram seu nome na história do desenvolvimento tecnológico nacional. Ao falar em nome dos homenageados reconhecidos in memoriam, Anita Leocádia Prestes, filha do engenheiro militar Luiz Carlos Prestes, emocionou a plateia ao lembrar que “o Cavaleiro da Esperança foi um grande brasileiro, sempre preocupado com a condição social dos trabalhadores que comandava. É muito importante que o Confea tenha resgatado a memória desse engenheiro e que ela sirva de exemplo”, finalizou, sendo aplaudida de pé.

Anita Leocádia Prestes, filha do engenheiro militar Luiz Carlos Prestes

Agostinho Guerreiro disse que a homenagem foi iniciativa de três Creas. “Começou em Pernambuco, depois no Rio de Janeiro e por último no Rio Grande do Sul; Prestes foi um engenheiro que teve um dos papéis mais importantes na história do nossos país, um engenheiro que se preocupou a vida inteira com os mais pobres, com os que precisavam de educação e saúde. Apesar de ter sido perseguido e preso, ele, como engenheiro e militar, enfrentou todas estas dificuldades e acabou sendo um homem vitorioso, que deixou uma história que nos enche de orgulho a todos nós do CREA-RJ, um dos propositores desta homenagem”, disse Guerreiro.

Categoria