Professora Ofenísia Freire é homenageada em Aracaju

Professora Ofenísia Freire, ícone inconteste da cultura e do destemor da mulher sergipana. Professora de várias gerações, querida e admirada por seus alunos e porquem a conhecia, Ofenísia Freire por acreditar que o ser humano é capaz de construir uma sociedade livre e sem opressão de classe, filiou-se ao PCB.Saudou o nosso líder Luis Carlos Prestes quando este esteve pela primeira vez em Aracaju. Foi candidata a Deputada Estadual pelo PCB, em 1947. Em 1952 esteve à frente da Campanha “O Petróleo é nosso”.

Em 1964, antes do Golpe Militar, liderou junto com o Professor José Silvério Fontes e demais colegas e companheiros, a Greve dos Professores. Conseguiu atrair o Movimento Estudantil, recebendo o apoio do Grêmio Cultural Clodomir Silva, órgão de representação dos estudantes do Atheneu.

Com o advento da Ditadura foi afastada das salas de aula…mas sua luta continuou, ajudando a imprensa clandestina do PCB/Sergipe a difundir as teses e a linha política do Partidão. Com a redemocratização e a luta interna que se travava no PCB, que resultou no afastamento voluntário de Prestes, a Professora e militante marxista preferiu não mais participar da cúpula partidária, se bem que continuou comunista, votando nos candidatos do Partido Comunista Brasileiro – PCB.

http://globotv.globo.com/tv-sergipe/bom-dia-sergipe/v/professora-ofenisia-freire-e-homenageada-em-aracaju/3066827/

Categoria