Estado Repressor impede liberdade de manifestação e expressão

No último dia 29 de março ocorreu manifestação da juventude nas proximidades do Estádio da Fonte Nova para denunciar os gastos desenfreados dos governos federal e estaduais em favor dos interesses da acumulação privada em torno da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Os estudantes, pacificamente, reivindicavam que os recursos gastos com o mega evento fossem aplicados nos serviços necessários à manutenção da existência da classe trabalhadora: educação, moradia, saúde, transporte públicos. Serviços estes que estão sofrendo especial degradação em função de recursos públicos desviados para a infra-estrutura de arenas e mobilidade urbana.

Às vésperas dos 50 anos do Golpe Militar de 1964 a Guarda Municipal de Salvador está usando de práticas semelhantes às da polícia da Ditadura, reprimindo violentamente aos jovens estudantes (muitos deles menores) que foram presos e estão sofrendo tortura sob a tutela do Estado. Durante o Golpe Militar (1964-1984) ocorreram assassinato, tortura, desaparecimentos, exílios de centenas de militantes vinculados às organizações políticas de esquerda, movimentos sociais, movimento de trabalhadores operários, camponeses e da juventude que propunham projeto societário superador ao capitalista. Não podemos deixar que estas práticas retornem nunca mais!!!

O Partido Comunista Brasileiro conclama a todas as organizações a uma imediata mobilização e organização com a finalidade de deter os processos repressivos que encontram-se em andamento contra estudantes e trabalhadores que estão exercitando o direito de livre manifestação e expressão. Temos que nos mobilizar para não deixar que se repitam contra os trabalhadores e estudantes organizados os processos repressivos que vivenciamos no Brasil e na América Latina por mais de 20 anos da nossa história.

PCB-BA

bahiapcb@gmail.com