Museu de Salto exibe “500: Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina”

imagemPublicado: Quarta-feira, 20 de maio de 2015 por André Roedel

Apresentação do documentário acontece no dia 30 de maio.

Após a exibição do documentário, haverá debate

O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” exibe no dia 30 de maio (sábado), às 14 horas, o filme “500: Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina ” dirigido por Alexandre Valenti. Em seguida haverá um debate com Maurice Politi do Núcleo de Preservação da Memória Política, Walter Cruz Swensson da Universidade de Sorocaba (UNISO) e coordenação de Kátia Felipino e Ana Paula Brito do Memorial da Resistência de São Paulo.

A ação faz parte da programação cultural que integra a exposição “Lugares de Memória – Resistência e Repressão em São Paulo” organizada pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, com parceria da Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura e do Museu da Cidade de Salto.

A entrada é gratuita. O Museu fica na Rua José Galvão, 104, Centro.

Sinopse – Durante sete anos, entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sob uma ditadura militar. Dentre os aterrorizantes atos feitos durante esta época, está o sequestro de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio.

O grupo “Avós da Praça de Maio” criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues. Hoje adultos, 114 das 500 foram encontradas e agora confrontam os dignitários da mais sangrenta ditadura Argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade. Uma marca que nunca será apagada da história. Uma luta que só termina quando o último dos “500” for encontrado.

Fonte: http://www.itu.com.br/regiao/noticia/museu-de-salto-exibe-500-os-bebes-roubados-pela-ditadura-argentina-20150520

Categoria