CAMARADA APOITIA, PRESENTE!

imagemEXEMPLO E INSPIRAÇÃO DOS COMUNISTAS NO MATO GROSSO

NOTA DO COMITÊ REGIONAL DO PCB EM MATO GROSSO

É com muito pesar que noticiamos o falecimento do camarada Rubens Apoitia na noite de 22 de julho de 2015. Apoitia é um dos fundadores do PCB em Mato Grosso. Já a algum tempo o camarada estava bastante debilitado de saúde, mesmo assim fazia questão de participar das reuniões do partido, o PCB lamenta profundamente a morte desse importante camarada, e ao mesmo tempo sabemos que a melhor forma de homenageá-lo será continuar sua luta pela emancipação humana e a construção da sociedade comunista…Camarada Apoitia presente, agora e sempre!

O último pedido feito á sua esposa foi a de que a bandeira do partido lhe acompanhasse na sua partida e que ali cantassem a Internacional, e em seu velório ali estava a bandeira do partido sob seu peito, partido ao qual ele sempre defendeu , e ali também seus camaradas cantaram a Internacional Comunista. Que possamos realizar seu terceiro desejo que era ver publicado, como livro, as memórias de sua atuação comunista.

Segue abaixo um pouco da história do camarada Apoitia, texto adaptado do que foi lido, em sua homenagem, no ato de lançamento de reorganização do partido em Mato Grosso, em março de 2015, com a presença do Secretário Geral do PCB, Ivan Pinheiro.

Homenagem a Rubens Apoitia

Rubens Apoitia era médico Sanitarista, aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT). Nascido em Poconé, Apoitia se aproxima das ideias comunistas ainda enquanto estudante secundarista, nos anos de 1960, nesse período ele viria ajudar na organização dos estudantes mato grossenses, participando da Associação Cuiabana dos Estudantes Secundaristas, bem como da fundação da Associação Poconeana dos Estudantes Secundaristas, em sua cidade de nascimento.

Ao terminar os estudos básicos em Cuiabá, Apoitia iria cursar Medicina no Rio de Janeiro, destino de vários mato grossenses que pretendiam cursar o ensino superior. Lá Apoitia continuaria sua militância no movimento estudantil, em um momento turbulento de luta de classes no país, que resultaria no golpe militar-empresarial de 1964. Mesmo após a instauração da ditadura burgo-militar Apoitia continuaria envolvido nas lutas do movimento estudantil, tendo inclusive participado da ocupação do Restaurante Universitário Calabouço, onde foi morto o estudante Edson Luis, de 17 anos.

A morte do estudante Edson Luis, ocasionou uma indignação muito grande e em junho de 1968 as revoltas estudantis se apresentariam nas ruas com a famosa macha dos 100 mil, e lá estava Apoitia , participando do ato juntamente com intelectuais, artistas, padres , mães e estudantes e uma multidão de pessoas que ali realizavam o ato mais importante no combate à Ditadura até aquele momento.
Em 1976 Apoitia retornaria a Cuiabá e no início dos anos de 1980 iria atuar na reorganização do Partido Comunista Brasileiro, que esteve em atividade até o início dos anos de 1990, inclusive lançando candidatos. Apoitia chegou a cumprir a tarefa de se candidatar a deputado estadual pelo PCB.
Durante todo esse período Apoitia esteve inserido na luta e organização dos trabalhadores Mato Grossenses, seja no movimento popular, comunitário e sindical em Cuiabá, seja com os trabalhadores cortadores de cana em Jaciara. Por todo o estado Apoitia e seus camaradas levaram a mensagem comunista e a necessidade de organização dos trabalhadores para construção de um novo mundo, mais justo, igualitário e socialista.

O PCB ao completar seus 93 anos rendeu homenagem á Apoitia que representou muito bem todos aqueles que seguraram com honradez e dignidade a bandeira vermelha, com a foice e o martelo, mesmo nos momentos mais difíceis.

O PCB reiniciou novamente suas atividades em Mato Grosso e isso não seria possível se pessoas como Apoitia não tivessem dedicado boa parte de sua vida à construção do Partido, que com seus erros e acertos sempre esteve presente na luta dos trabalhadores desse pais. E para o PCB em Mato Grosso, retomando sua trajetória de lutas no estado, foi e sempre será uma honra conviver e homenagear com pessoas como o Camarada Rubens Apoitia.


NOTA DE PESAR DO COMITE CENTRAL DO PCB PELO FALECIMENTO DE RUBENS APOITIA

NOTA DE PESAR DO COMITÊ CENTRAL DO PCB PELO FALECIMENTO DE RUBENS APOITIA

O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro em nome de seus militantes solidariamente enlutados, vem a público manifestar condolências a familiares e amigos pelo falecimento do camarada Rubens Apoitia , médico sanitarista, que militou desde as lutas estudantis da década de 1960 até as batalhas populares e comunitárias dos dias atuais. Histórico militante do partido em Mato Grosso, responsável pela reestruturação do PCB nos anos de 1980, após a dura perseguição da ditadura, e que agora se somava à reorganização do partido em 2015.

Rubens Apoitia dedicou toda sua vida à causa comunista, sempre defendeu o partido e se manteve coerente quando muitos capitularam, frente à tentativa de liquidação do partido no início da década de 1990, mantendo-se sempre firme nas hostes do PCB e sendo símbolo e referência de convicção ideológica, para todas as gerações.

Será lembrado como um imprescindível, na definição de Bertolt Brecht:

“Há homens que lutam um dia, e são bons

Há homens que lutam por um não, e são melhores

Há homens lutam por vários anos, e são muito bons

Há outros que lutam durante toda a vida

Esses são imprescindíveis”

24 de julho de 2015

Comitê Central do PCB

Categoria