A Frente Popular para a Libertação da Palestina conclama à destruição do arsenal nuclear israelense
Resumen Latinoamericano / El Ciudadano / 20 de julho de 2015 – A FPLP conclamou para que se aproveite o ambiente estabelecido após o acordo do Grupo 5+1 e Ira a respeito do programa nuclear do segundo, para “limpar do Oriente Médio o armamento nuclear israelense, que supõe a maior ameaça para todas as nações da região”. Continua a atuação repressiva das forças policiais do regime de Tel Aviv.
A Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) reiterou mais uma vez a necessidade de que sejam desmantelados todos os centros e armas nucleares do regime israelense, que considera uma “ameaça” para toda a região.
Através da emissão de um comunicado, a organização instou as Nações Unidas e os países do Grupo 5+1 (EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) a tomarem medidas para “limpar do Oriente Médio o armamento nuclear israelense, que supõe a maior ameaça para todas as nações da região”.
Além disso, a FPLP saudou o acordo alcançado pelo grupo com o Irã, relativo ao programa nuclear do segundo: “A resistência do Irã durante os diálogos fez frustrar os esforços ocidentais para desbaratar seu programa pacífico de energia nuclear. Teerã demonstrou que com resistência é possível conservar as conquistas e interesses nacionais”.
O acordo foi, por outro lado, duramente criticado por Israel, cujo primeiro ministro caracterizou de “erro de proporções históricas”, declarações que contrastam com a satisfação geral gerada pelo pacto entre o resto dos atores internacionais. Israel oculta em seus arsenais mais de 200 ogivas nucleares e se nega a aderir ao Tratado de Não Proliferação (TNP), o que impede eventuais inspeções a suas instalações nucleares.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/07/20/el-frente-popular-para-la-liberacion-de-palestina-llama-a-desmantelar-el-arsenal-nuclear-israeli/
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)