Um chamado para a construção de uma Frente
http://int.tkp.org.tr/ , mailto:int@tkp.org.tr
O Partido Comunista da Turquia somando-se aos partidos progressistas, movimentos populares, organizações e setores sociais da Turquia controem uma frente contra o governo reacionário da AKP (PJD – Partido da Justiça e Desenvolvimento). O texto completo desta chamada segue-se abaixo.
İstambul, 27.10.2010
Chamada para a construção de uma Frente
O Partido Comunista da Turquia (PCT) chama os trabalhadores, camponeses, intelectuais, estudantes, proletários de todas as origens nacionais e étnicas; as organizações populares que travam uma luta de resistência contra o capital, o colaboracionismo, o fascismo e as políticas despóticas do governo do Partido da Justiça e Desenvolvimento (PJD); os partidos patriotas, socialistas e revolucionários e as organizações que apóiam os interesses dos trabalhadores, para CONSTRUIR UMA FRENTE.
Se os patrões têm mãos livres hoje; se o agravamento das desigualdades sociais é considerado natural; se os direitos dos trabalhadores podem ser violados tão facilmente, como vêm sendo, devemos, primeiramente e, acima de tudo, pensar na fragilidade da organização, da frente atual dos trabalhadores.
Se o país está se tornando mais e mais reacionário e mergulhando no escuro a cada dia que passa; se os fanáticos que desafiam o progresso da ciência e da história capturam as fortalezas uma a uma, a inabilidade dos progressistas para construírem sua própria frente é um fator que contribui para esse processo.
Se os colaboracionistas podem se tornar despudorados ao máximo, se os monopólios internacionais podem reforçar sua dominação na economia nacional como já fazem; se apoiar os interesses dos países e instituições imperialistas pode ser apresentado como uma virtude, tudo isso pode ser explicado como um fracasso em não ter-se uma frente que represente toda a herança patriótica da Turquia.
Se as políticas que implicam em nada a não ser em conflitos armados e exploração intensa, como no que diz respeito ao problema do Curdistão, que deixa o país apreensivo em relação à possibilidade de uma guerra civil a separação pode ser apresentada como uma “solução” pelo poder político, é porque aqueles que defendem a paz e a irmandade com base na unidade revolucionária dos nossos povos falharam na construção de sua frente.
Se o governo do PJD, que empobreceu a grande maioria da sociedade e controla o povo através de mentiras, oprimindo, caluniando, chantageando e explorando suas crenças ao longo de oito anos, puderam, ainda, sobreviver e percorrer, com sucesso, um longo caminho, a maior responsabilidade nasce naqueles que não puderam construir uma grande frente contra este partido e as forças sociais que representa.
A Turquia precisa da frente do trabalho contra o capital, do progressivismo contra o reacionarismo, do patriotismo contra o colaboracionismo, do igualitarismo e da união contra o separatismo e a negação; a frente da esquerda contra a direita, da luz contra a escuridão.
Se a frente daqueles que lançam uma sombra sobre o país sitiando e suprimindo os trabalhadores pode ser definida de colaboracionista e reacionária; se essa frente vem exercendo práticas fascistas; se ela apóia o nacionalismo e o racismo; e se ela deseja essas características por causa de sua característica, explícita, de classe, a frente que deveria se erguer contra isso não tem escolha senão buscar uma inabalável instância anti-imperialista, representar e desenvolver uma herança progressista da humanidade, defender os direitos e liberdades fundamentais e construir-se sobre o terreno que pertence às classes trabalhadoras.
Essa escolha proverá as chances de dar respostas efetivas no que tange a quaisquer problemas na agenda do nosso país e nos permitirá tomar atitudes em todas as questões críticas desde os debates em torno da Constituição até as eleições que estão por vir.
CONSTRUIR UMA FRENTE é uma necessidade absoluta.
CONTRUIR UMA FRENTE é um chamado para rompermos com os funcionários de Soros, com os intelectuais liberais que fazem de tudo para agradar, de forma subordinada, ao PJD.
CONSTRUIR UMA FRENTE é um chamado para rompermos com o delírio nacionalista, com as fantasias de unidade nacional da supraclassistas, e mantermos as ambições de combinar o sentimento Turco em uma luta da esquerda.
O ato de CONSTRUIR UMA FRENTE deve incluir todos os que decidirem e romperem todos os laços com o outro lado.
O ato de CONSTRUIR UMA FRENTE deve se tornar uma organização na qual os partidos políticos e os movimentos possam ficar lado-a-lado, mas que não seja limitada a essas alianças.
O ato de CONSTRUIR UMA FRENTE deve incluir conselhos e iniciativas de base de elementos locais de resistência juntamente a um corpo central.
A chamada para CONSTRUIR UMA FRENTE está sendo informada às forças sociais que serão os donos reais da frente junto a movimentos políticos que vêm discutindo esses e outros temas semelhantes e que vêm cooperando em vários campos.
A agenda principal é CONSTRUIR UMA FRENTE. O Partido Comunista da Turquia não vê nenhuma incongruência entre seus objetivos programáticos e a CONSTRUÇÃO DE UMA FRENTE. No entanto, não seria apropriado, nem para o Partido Comunista da Turquia nem para qualquer outro ator político, refletir todos os seus objetivos e princípios na “frente”, que se tornou uma necessidade hoje, ou esperar que suas próprias linguagem e formulações tenham uma correspondência direta na frente.
Por esta razão, a chamada para a CONSTRUÇÃO DE UMA FRENTE não deve se limitar somente ao esclarecimento das razões que a fizeram necessária. Ela deve, também, mostrar seus princípios e conteúdo da forma mais clara possível.
Deste ponto em diante, a chamada pela CONSTRUÇÃO DE UMA FRENTE não mais pertence ao PCT e se torna o esforço conjunto daqueles que vêm agindo por interesses semelhantes de algum tempo para cá.
Nosso partido reafirma que contribuirá para esses esforços de maneira construtiva e declara que não desistirá desta chamada pela CONSTRUÇÃO DE UMA FRENTE, fazendo o possível, incondicionalmente, para garantir que esta frente vá ao encontro da nossa responsabilidade social.
Deixemos de lado as atitudes paternalistas, a sordidez, a estreiteza e o entreguismo!
Vida longa à frente dos trabalhadores, revolucionários, patriotas e socialistas!
Partido Comunista da Turquia
Comitê Central
Traduzido por Mariângela Marques.