Chile compra 12 blindados com metralhadoras ‘para dialogar’ com o povo mapuche

imagemResumen Latinoamericano/ El Ciudadano/28 de novembro de 2015 – Assim foram apresentados os Dagger em Temuco / Chile.

O Governo do Chile pretende ‘trazer a paz’ às terras mapuche com aterrorizantes blindados franceses que carregam uma metralhadora de 12mm. Os 2 veículos de ‘defesa’ estão avaliados em uns 4,5 milhões de dólares, mais de 3.200 milhões de pesos chilenos. Por que o Governo do Chile investe em armas repressivas em vez de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessa zona?

É difícil acreditar, mas é verdade. O Governo gastou 4,5 milhões de dólares, uns 3.200 milhões de pesos chilenos, na aquisição de 12 veículos blindados de última geração que aumentarão a repressiva militarização nas terras mapuche, assinala o portal chileno El Ciudadano. Este valor supera o custo estimado do hospital de 6.000 metros quadrados que será construído na localidade de Lonquimay, província de Malleco.

Por que o Governo investe em armas repressivas ao invés de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessa zona? É parte do diálogo ou o tratamento que o Governo promete ao povo mapuche? As respostas têm que relação com o fato dos políticos estarem protegendo os interesses do grande empresariado a vista e paciência do povo. Em bom chileno: é muita ‘cara de pau’; ou seja, o que fazem é uma vergonha.

Sim, porque na quinta-feira o ministro do Interior, Jorge Burgos, apresentou com bumbos e pratos no Grupo de Formação de Carabineros, em Temuco, cinco destes aterrorizantes veículos blindados que serão distribuídos em diferentes pontos da região da La Araucanía.

O Dagger é um veículo de apoio tático de última geração fabricado pela empresa francesa Panhard, propriedade da também francesa Renault. É capaz de carregar uma metralhadora de 7,62 ou 12,7 mm (montada em um anel com operador ou controlada a distância). Também pode ser configurada para lançar granadas de forma unitária ou com múltiplos projéteis, tem um sistema de gestão de combate, sistema de vigilância perimetral, postos de disparo para seus ocupantes (que podem ser um mínimo de dois e máximo de quatro soldados), extrator de fumaça e sistema para cortas cabos. Além disso, sua blindagem o protege de minas explosivas, é antifoguete e suas grades são anti-RPG7 (o lança-foguetes antitanque).

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/11/28/chile-compra-12-blindados-con-ametralladoras-para-dialogar-con-el-pueblo-mapuche-27-nov-2015/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria