Toda solidariedade aos estudantes em luta!

imagem(Nota Política do PCB/RJ e UJC/RJ)

Rio de Janeiro, 12 de maio de 2016.

O PCB e a UJC, no Estado do Rio de Janeiro, vem a público se solidarizar com a luta dos estudantes secundaristas no Rio de Janeiro. Quase uma centena de escolas já foram ocupadas, a nova tática do governo do Estado tem sido a intimidação e repressão dos estudantes.

Os levantes de estudantes secundaristas vem sacudindo o país e se tornando um grande exemplo para todos que anseiam por transformações profundas na sociedade brasileira. A partir de reivindicações locais por melhores condições de estudo e contra a arbitrariedade das políticas educacionais dos governos, as diversas ocupações de escolas também acabam por questionar o modelo de escola e educação  capitalista. Foi assim em São Paulo, está sendo no Ceará e, principalmente, no Rio de Janeiro onde mais de 70 escolas estão ocupadas concomitantemente com a massiva greve dos professores do Estado.

A escola capitalista é uma grande reprodutora de desigualdades e opressões. No Rio de Janeiro, assim como na maior parte do Brasil, se aposta em um modelo de escola pública sucateada, de baixa qualidade, com profissionais mal pagos e com rápida formação dos estudantes filhos das classes populares. O aumento dos investimentos e valorização da escola pública está subordinado à “suspeitos” planos de metas meritocráticos, segregando a maior parte das escolas, alunos e professores.

Portanto, há uma forte dimensão ideológica na louvável luta dos estudantes secundaristas. Com a crescente do movimento entre os alunos, pais, professores e apoio de outros setores da sociedade, o governo do Estado do Rio de Janeiro através da secretaria de educação, ao invés de dialogar com as pautas reivindicadas, têm articulado e apostado em incentivar e organizar o movimento reacionário “Desocupa”.

O movimento “Desocupa” que se opõe aos ocupantes é composto não apenas por alunos, pais e professores “fura greve”, mas também, ao que tudo indica, por infiltrados a mando do governo estadual. Sob a justificativa de que as ocupações não representam uma democracia de fato, as pautas são esvaziadas de conteúdo pedagógico ou de qualquer tentativa de mudança real das estruturas educacionais. É ter aula pelo simples fato de ter aula, sem qualquer senso crítico acerca do espaço escolar. Esse movimento vem ameaçando e agredindo fisicamente os estudantes que ocupam escolas no Rio de Janeiro. Trata-se da resposta organizada mais reacionária e anti-democrática contra a grande luta dos estudantes secundaristas

Neste sentido, o PCB e a UJC se solidarizam com as lutas dos estudantes secundaristas! Conclamamos todas as forças democráticas e de esquerda a se solidarizarem com a luta dos estudantes a fim de garantir a integridade física dos mesmos e o direito de protesto. É hora de criarmos uma ampla rede de apoio popular e solidariedade aos estudantes em luta que ocupam as escolas pacificamente. Qualquer apoio material e simbólico é de grande valia para valorizarmos, protegermos e apoiarmos o grande exemplo que os jovens secundaristas vem ensinando ao povo brasileiro nos últimos meses.

Viva a luta dos estudantes secundaristas!

Fascistas não passarão!

Partido Comunista Brasileiro/RJ

União da Juventude Comunista/RJ

Categoria