Morre o querido “agitador” Tarcísio Leitão
Vítima de câncer, morreu nesta segunda-feira o advogado trabalhista Tarcísio Leitão, um dos maiores agitadores que o Ceará já produziu. Ele tinha 80 anos e se dizia um comunista incurável. O velório acontecerá na Funerária Ternura, nesta segunda-feira.
Na terça-feira, às 8 horas, haverá, ainda na funerária, missa de corpo presente, enquanto enterro ocorrerá em seguida, no Cemitério São João Batista. Tarcísio era um homem que defendia as liberdades.
Aos 15 anos, Tarcísio já trabalhava na imprensa do PCB. Nunca saiu do partido e, embora mantivesse sua fidelidade à linha eleitoral da direção partidária, sempre apoiou as organizações que tinham divergência com a legenda e aderiram à luta armada, tanto assim que foi indiciado pelo regime militar nos inquéritos da ALN, do PCBR, do PCdoB, da AP-ML, além do próprio PCB.
Preso dezenas de vezes, foi em 1972 que sofreu o maior suplício ao ser torturado durante 45 dias nas dependências do exército. Ao contrário de muitos que renegaram a causa revolucionária, Tarcísio lutou pelo socialismo e pelo comunismo.
Tarcísio chegou a disputar o Senado em 2010.
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/morre-o-querido-agitador-tarcisio-leitao/