Alan Woods visita PCB
O Secretariado Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) recebeu na manhã desta segunda-feira (4 de abril) a visita do intelectual marxista britânico Alan Woods, que está no Brasil para uma série de palestras e atividades políticas. Woods foi acompanhado pelo seu camarada Luiz Bicalho, da Corrente Marxista Internacional, organizada no Brasil na Esquerda Marxista.
Na sede nacional do PCB, no Rio de Janeiro, as duas delegações passaram em revista seus pontos de vista sobre a conjuntura internacional, latino-americana e brasileira, quando coincidiram em grande parte dos temas em debate.
“Temos acordo em algo fundamental: na luta de classes contemporânea não existe possibilidade de alianças com a burguesia”, afirmou Woods, após ouvir do Secretário Geral do PCB, Ivan Pinheiro, um breve relato sobre as resoluções do XIV Congresso do Partido. “Nesse sentido, a luta ideológica contra o liquidacionismo e o reformismo nos partidos comunistas é muito importante”, acrescentou Woods, em referência ao processo de reconstrução revolucionária do Partido, que desde o seu XIII Congresso, em 2005, abandonou qualquer resquício de etapismo na análise do processo revolucionário no Brasil, defendendo o seu caráter como socialista.
Para o secretário-geral do PCB, é importante que a Esquerda Marxista analise a proposta de construção de uma Frente Anticapitalista e Antiimperialista no Brasil. Em sua opinião, “a visita dos camaradas da CMI foi de fundamental importância para o estreitamento de nossas relações e nossa unidade de ação não só na luta pelo socialismo no Brasil, mas no exercício do internacionalismo proletário, neste momento em que o imperialismo passa por sua pior crise e se torna mais agressivo”.
Na noite do mesmo dia, uma delegação do PCB assistiu a uma consistente palestra de Alan Woods no Sindipetro-RJ sobre a rebelião dos povos árabes e a crise do capitalismo.