50 anos depois: Che Guevara vive!

imagemDia 08 de outubro foi dia de relembrar, 50 anos depois, a queda de Ernesto Guevara e seus companheiros na Bolívia. Por todo o mundo as organizações revolucionárias prestam homenagens a um dos principais líderes da revolução cubana e ícone fundamental de referência para toda uma geração no século passado.

Ernesto Che Guevara nasceu no ano de 1928 na Argentina, tendo sido graduado em medicina. Em 1951 percorre a América Latina numa moto e vê a situação dos latino americanos, o que reforça sua convicção a lutar pela libertação dos povos. Quando conhece o jovem cubano Fidel Castro, fica imediatamente amigo e juntos dirigem um dos processos históricos mais importantes do século XX, a Revolução Cubana.

Referência para toda uma geração de revolucionários, as ideias e o exemplo de Che seguem vivos como uma chama de esperança a todos aqueles que sonham e lutam pelo socialismo e pelo comunismo.

Em Cuba, mais de 50 mil pessoas se reuniram na praça Ernesto Che Guevara, em Santa Clara, em um ato político e cultural para render suas homenagens a um dos grandes heróis do povo cubano. Contando com a presença de familiares de Che e seus companheiros caídos, vários artistas e estudantes, além de Raul Castro, o ato seguiu pela manhã, emocionando a todos que lá estavam.

O PCB esteve presente nesse importante momento para história da América Latina e do mundo. Que o exemplo e as ideias de Che sigam sendo exemplo para as próximas gerações de revolucionários em todo o globo.

Viva Che e Fidel!
Viva a Revolução Cubana!
Hasta la vitoria siempre!

Nathália Mozer
Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista
Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB)