Silvio Tendler, o cineasta da utopia

Nota de Pesar do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Silvio Tendler, o cineasta da memória e das lutas populares, presente!

É com profundo pesar e imensa dor que o Partido Comunista Brasileiro (PCB) recebe a notícia do falecimento do grande cineasta e documentarista, Silvio Tendler, ocorrido nesta sexta-feira, dia 05 de setembro.

O Brasil perde um de seus maiores intelectuais, um artista genial e um incansável lutador em defesa das liberdades democráticas, da soberania nacional e da justiça social. A nossa dor é a dor de todos os que sonham e lutam por um Brasil e um mundo mais justos.

Silvio Tendler não foi apenas um amigo e um camarada de primeira hora, mas uma parte fundamental da história recente do PCB. Em um momento crucial da história brasileira, no período da retomada das liberdades na batalha travada contra a ditadura empresarial-militar imposta pelo golpe de 1964, quando nosso Partido reconquistava sua legalidade após décadas de perseguição, foi Silvio quem empunhou a câmera como ferramenta de luta para dar voz e imagem aos comunistas.

Ele foi o grande responsável por dirigir e produzir os programas de televisão do PCB, traduzindo em imagens a nossa luta e as nossas propostas para um Brasil livre da ditadura e do imperialismo. Sua criatividade e seu compromisso militante foram essenciais para que a mensagem do PCB chegasse a milhões de brasileiros e brasileiras, ajudando a reconquistar os espaços democráticos em nosso país.

A trajetória de Silvio se confunde com a própria história das lutas populares no Brasil. Seus filmes são verdadeiras aulas de história, monumentos cinematográficos que resgatam a memória daqueles que ousaram desafiar a ordem e lutar por um futuro melhor. Em obras como “Jango”, “Os Anos JK” e “Utopia e Barbárie”, ele revelou as contradições do desenvolvimento brasileiro.

Mas foi com seus documentários sobre a ditadura militar, como “Os militares da democracia”, que Silvio se consagrou como o “cineasta dos sonhos interrompidos” ou, como preferimos dizer, o “cineasta da memória reencontrada”.

Silvio Tendler, o cineasta da utopia.

Silvio Tendler, presente, hoje e sempre em nossa luta!

Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB)