Ana Montenegro e PCB homenageados na Câmara Municipal de Salvador
A Sessão Especial, convocada e presidida pela vereadora Marta Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), iniciou-se às 19:30 com a execução da Internacional. Faziam parte da mesa a cientista política Ana Alice Alcântara Costa, pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dinarco Reis Filho, presidente da Fundação Dinarco Reis (FDR), Ivan Pinheiro, Secretário-Geral do PCB, Lena Souza, representando a Senadora Lídice da Matta, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Muniz Ferreira, professor universitário e membro do PCB e Vânia Galvão, vereadora petista, autora do projeto de lei que conferiu o nome da homenageada a uma rua da capital baiana. No plenário, encontravam-se familiares e amigos de Ana Montenegro, militantes e simpatizantes do Partido Comunista Brasileiro e da União da Juventude Comunista.
Os pronunciamentos destacaram a importância do PCB na história das reivindicações populares e na defesa dos interesses dos trabalhadores, ressaltando a contribuição de sua valiosa militante Ana Montenegro, advogada, escritora e jornalista, ao desenvolvimento das lutas democráticas e socialistas na Bahia e no Brasil. Algumas intervenções foram marcadas por intensa emoção, como a de Jardelina — amiga pessoal, que a acompanhou em seus últimos dias de vida — e de Dinarco Reis Filho ao relembrar seu pai, camarada e amigo de Ana Montenegro.
O secretário-geral do PCB expressou o reconhecimento do partido à sua militante Ana Montenegro pelos anos de dedicação, mais de seis décadas, às causas das mulheres, negros e trabalhadores, nas fileiras do PCB. Agradeceu também a importante demonstração de solidariedade e apreço da vereadora Marta Rodrigues, responsável pela realização dessa cerimônia.
O ponto alto da cerimônia foi a entrega da medalha Dinarco Reis à família de Ana Montenegro, representada por sua filha Sônia.