Povo Pitaguary ameaçado por reintegração de posse

imagemEmpresa afirma ter “comprado” a área da antiga pedreira Britaboa e quer expulsar os Pitaguary do seu território tradicional, em Monguba.

Na manhã desta terça-feira, 14/11, o povo Pitaguary recebeu uma inspeção judicial para reintegração de posse da área que ocupam, conhecida como aldeia Pedreira dos Encantados, na localidade de Monguba, no município de Pacatuba-CE.

Desde 2012, o povo Pitaguary retomou essa pequena área, que é reivindicada como parte do território tradicional e, onde antes, funcionava uma pedreira que causou grande degradação ambiental. A ação de retomada se deu justamente para evitar a reativação dessa pedreira. Em 2013 os pitaguary receberam ordem de reintegração, que após muita luta foi anulada.

Nesta área está instalado o Museu Indígena Pitaguary, importante equipamento da memória, arte e cultura; os locais sagrados; os cultivos, entre outros espaços imprescindíveis para este povo.

O Povo Pitaguary luta pela preservação ambiental, pela cultura!
Não nos calaremos, não aceitaremos essa injustiça.
Vamos todas e todos nos solidarizar com os Pitaguary

#SomosPitaguary #DireitosIndígenas
#ForaPedreiraCanaã

Entenda o caso desde 2012:

CARTA DOS PITAGUARY A SOCIEDADE CEARENSE: http://www.observatoriosocioambiental.org/2013/03/carta-dos-pitaguary-sociedade-cearense_16.html

CHAMADA PARA SOLIDARIEDADE E APOIO AO POVO INDÍGENA PITAGUARY/CEARÁ: https://www.youtube.com/watch?v=fyJg4_E3_Uc

Fotos: Arquivo Povo Pitaguary – Monguba

Enviado do meu Telefone LG