UJC: expressiva bancada no 42º Congresso da UBES

UJC, expressiva bancada no 42º Congresso da UBESA União da Juventude Comunista (UJC), no último fim de semana, participou do 42º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), na cidade de Goiânia-GO. O congresso marcou o início das comemorações dos 70 anos da entidade. A UJC participou ativamente da fundação da UBES na década de 1940.

Através das propostas para construir uma escola popular, lutar contra o avanço da privatização da escola pública, combater as diversas formas de reacionarismo na educação brasileira e a defesa da atualidade do socialismo, os jovens comunistas mobilizaram quase 100 jovens para o congresso e mais de 40 delegados.

Apesar de o congresso ter sinalizado a construção de lutas unitárias importantes contra os ataques do governo golpista aos estudantes e trabalhadores, os espaços de debates foram muito restritos e pouco participativos para os estudantes. A lógica despolitizada e burocrática ainda é predominante atualmente na entidade. O resultado foi um congresso muito aquém das responsabilidades da UBES, principalmente após os levantes de ocupações secundaristas em 2016.

Fortalecer e construir a UBES pela base é uma tarefa primordial para os jovens comunistas. Nesse sentido, a UJC atuou no congresso com firmeza em suas críticas e contribuindo para a articulação de um campo de oposição de esquerda à direção majoritária da UBES. A chapa da oposição contou com os seguintes coletivos: UJR, Movimento Mutirão, Juntos, RUA, Vamos à Luta, além da UJC. A chapa “Oposição UBES na rua” conseguiu quase 16% dos votos e, apesar da derrota, cumpriu um importante papel de polarizar politicamente com o continuísmo, a inércia e a conciliação representados na chapa liderada pela UJS e aliados.

A participação da UJC no congresso da UBES marca a concretização de um importante objetivo dos jovens comunistas em 2017: a retomada pela base da atuação da UJC nas entidades nacionais do movimento estudantil. Objetivo alcançado que apenas aumenta a responsabilidade da UJC frente às massas juvenis, questão que será amplamente debatida em breve no VIII Congresso Nacional da UJC.

Coordenação Nacional da UJC

Início

Categoria