A intensificação da militarização e da agressividade da UE

A intensificação da militarização e da agressividade da UEpor CWPE*

A União Europeia, a OTAN e os governos burgueses dos seus estados membros estão empenhados numa escalada da corrida armamentista e no desenvolvimento de planos e preparativos militares, os quais apresentam um sério perigo para os povos. Estes desenvolvimentos refletem as suas contradições com outros centros imperialistas e potências rivais, as quais estão focadas no controle de hidrocarbonetos e de pipelines de energia no Médio Oriente, no Norte de África, no Mediterrâneo Oriental e em outras regiões. Este processo, o qual refere-se a lucros capitalistas e à divisão de fatias de mercado, apresenta um grande perigo para a paz e segurança dos povos, embora seja executado alegadamente em nome dos povos. A UE, como uma união imperialista, está a reforçar a sua militarização. Guiada pela sua “Estratégia global” e pelo Livro Branco sobre a Defesa ela estabeleceu a União de Defesa Europeia e o Fundo relativo à mesma, enquanto ao mesmo tempo tem reforçado a supervisão sistemática da promoção de armamentos pelos estados membros através do Coordinated Annual Review on Defense (CARD).

Dentro do mesmo quadro, a UE está promovendo forças e formações militares tendo em vista a criação de um “Exército da UE” tal como a cooperação permanente estruturada (permanent structured cooperation, PESCO), os grupos de batalha, os intergrupos tanto em competição com os EUA e OTAN, como em cooperação com eles, servindo em cada caso os interesses dos monopólios europeus.

Em vista destes perigosos desenvolvimentos, os povos devem ser organizados e preparados, devem estar vigilantes e fortalecer sua luta contra os planos militares aventurosos, as intervenções e as guerras dos governos burgueses e de organizações imperialistas como a UE e a OTAN.

A Iniciativa Comunista Europeia:

– Conclama os povos a condenarem os governos burgueses dos seus países, os quais promovem o reforço de armamentos, o aperfeiçoamento, a extensão e o aumento de bases militares dos EUA, OTAN e UE nos seus países bem como as várias concessões dadas a eles para a implementação dos planos imperialistas contra os povos.

– Fortalecer a luta contra a UE, a OTAN e todas as alianças imperialistas.

– Lutamos pelo direito dos povos de escolherem independentemente o seu próprio caminho de desenvolvimento, incluindo o direito de se desvincularem da UE e da OTAN. Intensificamos nossa luta pelo socialismo, o qual é necessário e oportuno.

29/Novembro/2017

*Iiniciativa Comunista Europeia

O original encontra-se em www.initiative-cwpe.org/… e em inter.kke.gr/…

http://resistir.info/europa/militarizacao_29nov17.html