Nota de repúdio às ameaças da extrema direita

imagem

EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!

Na véspera do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF), ao menos cinco militares de alta patente vieram a publico ameaçar intervenção militar, caso Lula, já condenado em segunda instância, não seja preso.

As declarações contaram com ampla divulgação e apoio das organizações Globo, inclusive as declarações chantagistas do comandante do exército brasileiro General Villas Bôas encerraram o principal telejornal da emissora.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público repudiar as declarações e articulações de extrema direita, que visam a atacar as mínimas liberdades democráticas historicamente conquistadas com muita luta e sangue do povo brasileiro.

Tais declarações incentivam a atuação aberta de grupos paramilitares e fascistas na atual conjuntura. Embora façamos profundas críticas aos 13 anos de governo do PT e continuemos tendo nossas diferenças políticas, defendemos com firmeza o direito de Lula ser candidato. Condenamos de forma categórica o método antidemocrático alinhado às pressões imperialistas de judicialização da luta política no Brasil. Basta de retrocessos!

Alertamos que não é hora para desesperos, covardias e aventuras. É hora de ampliarmos mobilizações de massas unitárias, para além do calendário eleitoral, a fim de isolarmos as articulações golpistas de extrema direita.

Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro – PCB