As mulheres cubanas impulsionarão o projeto socialista

imagemPor Waldo Mendiluza

Prensa Latina

A secretária-geral da Federação de Mulheres Cubanas (FMC), Teresa Amarelle, destacou o papel das mulheres na IX Legislatura do Parlamento da Ilha e sua prioridade em fortalecer a Revolução socialista.

“Com orgulho podemos dizer que a nova legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular foi instalada com 322 mulheres entre seus 605 membros, 53,2 por cento, o que ratifica que as cubanas seguirão fazendo história em um país de dignidade e justiça social”, afirmou em declarações exclusivas à Prensa Latina.

De acordo com Amarelle, essa alta presença no Parlamento está em sintonia com o compromisso que têm as mulheres com a Revolução de 1° de janeiro de 1959.

Ao fazer o juramento na posse dos seus cargos, os 605 deputados, eleitos no dia 11 de março, converteram o Parlamento de Cuba no segundo do planeta com maior participação das mulheres em órgãos legislativos, só superada por Ruanda (61,3%).

Além disto, a integrante do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba ressaltou a diversidade da representação das cubanas na Assembleia, bem como o fato de que mais da metade delas sejam delegadas de base, eleitas nos bairros em reuniões de vizinhos.

A deputada Juana Rafaela Puerto também mencionou a ampla participação das mulheres no Parlamento.

Puerto, representante do município de Pinar del Río da ocidental província de igual nome, referiu-se também ao momento histórico que vive o país caribenho.

“Estas sessões são históricas, porque correspondem às novas gerações que deram continuidade ao processo revolucionário que temos mantido durante tantos anos”, comentou à Prensa Latina.

A legisladora expressou confiança no futuro da Ilha e seu projeto de justiça social, a partir do compromisso das deputadas e dos deputados eleitos com a juventude e o conjunto da população cubana.

“Temos a preparação e a disposição de cumprir as tarefas que nos atribuam”, enfatizou.

wmr/clp/mm/gdc

http://prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=15974&SEO=mulheres-cubanas-impulsionarao-no-parlamento-projeto-socialista